Maçãs e Morte

Quando uma pessoa está preparada, algumas situações que para outros poderiam ser traumáticas ou desesperadoras, podem revelar um outro lado mais profundo da vida. Talvez a experiência de Steve Jobs com o câncer terminal é que fizeram-no dizer:

Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que desejam ir para o céu não querem morrer para chegar lá. E ainda assim a morte é o destino que todos compartilhamos. Ninguém jamais escapou dela. E é assim que deve ser, pois a Morte é provavelmente a melhor invenção da Vida. É o agente de mudança da Vida. Ela despacha o antigo para dar lugar ao novo. Nesse momento, o novo é você, mas algum dia, não muito distante do agora, você gradualmente envelhecerá e será despachado. Desculpe ser tão dramático, mas isso é bem verdade“.

Esse, aliás, é o sentido das meditações sobre a morte (maranasati) na tradição buddhista Theravada, uma forma de revelar esse sentido mais profundo da vida, sem que necessariamente tenhamos que experimentá-la de perto. Através delas, talvez possamos conversar com a Morte como o poeta muçulmano Rumi o fazia:

“Tu que dissolves o açúcar, dissolva-me,
se esta é a hora.
Faça-o gentilmente com um toque de mão, ou com um olhar.
Cada manhã eu aguardo no alvorecer. É quando ocorreu anteriormente.
Ou faça-o repentinamente como uma execução.
De qual outra forma eu poderia estar pronto para a morte?

Respiras sem um corpo como um lampejo.
Lamentas, e começo a me sentir mais leve.
Mantém-me à distância de um braço.
Mas manter-me à distância me atrai”.

E…sim, eu tirei aquela foto. Assim como essa acima, da stupa onde foram enterrados os oito cabelos do Buddha, dados aos comerciantes que o visitaram na 4a (ou 7a) semana após o Despertar, e que aqueles que atenderam ao último workshop em São Paulo ou os alunos de BH bem se lembram.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. RITA disse:

    PASSAREI ESTAS PALAVRAS PARA UMA UMA PESSOA QUE ESTÁ SIMPLESMENTE FURIOSA COM A PROXIMIDADE DA MORTE. ISSO SÓ TEM CAUSADO MAIS DOR À ELA.
    É MEU PAI.
    OBRIGADA.