• Sem categoria

A Herança de Nalanda

A Conferência Internacional sobre a “A Herança de Nalanda” ocorrerá em fevereiro de 2006 em Nalanda (Índia), objetivando salientar a contribuição desse grande lugar de aprendizado, o qual evocou a resposta do mundo de acadêmicos, santos e cientistas de várias disciplinas e tornou-se o lugar de encontro de algumas das maiores personalidades dos períodos que viram o ápice de sua glória. A conferência focará a atenção em seu impacto sobre os processos culturais em vários países da Ásia peninsular, Ásia oriental e sudeste asiático, como também no papel formativo que teve sobre o desenvolvimento do Buddhismo. As origens de várias das principais linhagens do Mahayana, que desfrutam de vasta popularidade no Tibet, Mongólia, Coréia, China e Japão, entre outros, pode ser traçado aos acharyas da antiga universidade.

A conferência objetiva salientar a expansão das idéias dos acharyas de Nalanda a outros países e outros sistemas, analisando o impacto e destino de tais idéias. As disciplinas de Nalanda serão revisitadas em relação às modernas disciplinas da lógica, psicologia, filologia, gramática, semântica, métrica, metafísica, filosofia, ética, etc. Uma tentativa será feita no sentido de exaltar as realizações de Nalanda no reino das disciplinas científicas como a astronomia, cosmologia, matemática, alquimia, química, farmacologia e medicina.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...