• Sem categoria

Asalha Puja

Feliz Asalha Puja a todos! Num dia como hoje, muito e muito tempo atrás, um jovem sábio e energético sentou-se nas planícies gangéticas e ensinou para cinco companheiros ascetas as Quatro Verdades para os Nobres, as mais profundas verdades que ao serem compreendidas profundamente libertam os seres da arraigada ignorância em que vivem a eras. Amanhã começa a estação das chuvas na Índia, que marca o período de reclusão dos monges Theravada, no qual aprofundam seus estudos e prática. Uma época ideal para retiros. Como diz Mettanando Bhikkhu: “Não melhor maneira de celebrar o retiro das chuvas de Asalha Puja do que trazer o espírito de zelo de volta para a comunidade buddhista. Que possamos lembrar e compartilhar o compromisso enraizado no Dharma da Compaixão, de forma que, em retorno, nós buddhistas possamos promover a paz e a harmonia durante estes tempos de tumulto e escândalo político“.

Na última folha mencionei o monge budista vietnamita Thich Nhat Hanh, eis um artigo seu sobre interdependência aparecido num blog com belo nome: Delibrosypalabras.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...