• Sem categoria

Paz no Oriente Médio

Qual é o papel do ocidente em toda a crise do Oriente Médio que já dura décadas? Ingênuos e aficionados dos jornais televisivos ocidentais tendem a pensar que essa é uma briga ‘daqueles povos de lá’, uma disputa regional que nós, ocidentais, nada tem a ver. O Zero Hora de Porto Alegre publicou recentemente uma boa matéria sobre o assunto, ressaltando os prós e contras do papel ocidental no conflito. Ele apresenta igualmente um gráfico do conflito (desde 1918), bem como filmes recomendados. Pessoalmente, apesar de discordar da política do Hamas, vejo que sua não aceitação pelos governos americano e israelense é uma demonstração de que ‘democracia’ é uma palavra que é elogiada e defendida apenas quando ‘convém’.

Sempre é bom estar a par do outro lado das coisas. Somos bombardeados constantemente pela versão americana das guerras, países terroristas, etc. Então é com grata surpresa que vemos aparecer o blog do próprio presidente iraniano, disponível em francês e inglês. Uma boa leitura para se entender mais sobre o chefe de uma das poucas nações que ainda não falam ‘sim, senhor’ aos radicais hegemônicos ocidentais.

Países orientais como Irã, Iraque, Índia, Sri Lanka, Coréia, Camboja, Laos, Vietnam e tantos outros têm tantas histórias para contar sobre como o Ocidente destruiu suas civilizações para simplesmente – décadas ou mesmo séculos mais tarde – voltar no papel auto-sugerido de salvador, que é surpreendente que haja ocidentais que ainda comprem as idéias presentes na (pobre) mídia que hoje nos impõe tantas fantasias. Mesmo para aqueles que ainda acreditam que a hegemonia política/cultural/ econômica americana/européia é uma bênção para o mundo, ainda assim, não faz mal conhecer o que os outros que não pensam da mesma maneira dizem a respeito, não?

E para os interessados em conhecer mais sobre a cultura islâmica, uma dica:

1) Conferência sobre IBN ‘ARABI e o sufismo no séc. XIII

Local: Anfiteatro da Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento

Data e hora: dia 17 de agosto de 2006, às 10:30 hs.

2) Palestra e debate com universitários sobre o tema Para entender o conflito no Oriente Médio.

O Islam no séc. XXI

Local: Centro de Extensão Universitária

Rua Maestro Cardim, 370

Data e hora: dia 18 de agosto de 2006, às 20:00 hs.

Víctor Pallejà de Bustinza é especialista em pensamento árabe e islamita e em história das religiões. Atualmente investiga nas fontes das culturas euroasiáticas e no diálogo Oriente-Occidente. Ministra habitualmente conferèncias nas Universidades de Estambul, Egito e em Marrocos.

É o primeiro tradutor ao castelhano das ILUMINAÇÕES DA MECA de Ibn ‘Arabí.

Mais informações pelos telefones: (11)3101-6785 e (11)9911-9265

 

tag: , ,

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...