• Sem categoria

Buddhismo & o Seculo 21 – p.1

OK! Dia cheio… Hoje foi o primeiro dia da “Conferencia Internacional Buddhismo & o Seculo 21”. Varios conhecidos de conferencias passadas estao presentes o que torna ainda mais prazeroso o encontro. Tentarei nesses proximos dias passar um pouco do que tem acontecido por aqui em termos de conferencia.
Varios dignatarios estiveram presentes na cerimonia inaugural, a qual comecou com uma belissima apresentacao do Mangala Sutta em citara. O ministro-chefe e o governador de Bihar estiveram presentes, e mensagens foram lidas provenientes do Presidente da India, vice-presidente, primeiro-ministro, e da chefe do parlamento, Sonia Gandhi. O Dalai Lama foi o convidade de honra e deu uma palestra muito boa…

Brevemente, ele falou que uma conferencia como essa eh importantissima, que estavamos na terra onde o Buddha se iluminou e era a funcao de todos aqui praticar sua mensagem o melhor possivel. O Buddhismo, disse ele, nao pode resolver sozinho todos os problemas do mundo, mas serah preciso o esforco de todas as religioes e organizacoes a fim de lidar com tantos problemas. Ele retornou a um ponto que tem enfatizado nos ultimos dias, o de que nao eh suficiente sentar e praticar mantras ou cantar sutras. Eh preciso inteligencia e estudo. “A feh buddhista”, disse ele, “deve vir da investigacao analitica”. Falou bastante sobre Vinaya, Sutta e Abhidhamma e de que estudar eh muito importante. Citou Nalanda a esse respeito e seu desejo que se torne novamente um lugar de grande conhecimento e aprendizado como nos tempos antigos, de Nagarjuna, Aryadeva e varios outros mestres. Depois disso fez uma critica aos buddhistas: Disse que cada vez mais o mundo olha para o Buddhismo e o admira, enquanto que os buddhistas acabam nao dando o devido valor. Eh preciso manter os principios, colocar mais atencao ao estudo, e nao ficar contente em recitar mantras. Devemos prestar atencao no coracao e nao fazer isso eh uma desgraca para os buddhistas.

A sessao da tarde foi presidida por alguem que ha muito eu queria conhecer pessoalmente, o professor Richard Gombrich, professor emerito da Universidade de Oxford, um dos grandes especialistas de sanscrito e pali do mundo, autor de varios livros e presidente da Pali Text Society.

Nesse dia as apresentacoes foram: Marie-Louise Friquegnon, “Etica Buddhista: um sistema de checagens e equilibrios” – EUA (foto acima); Adelheid Herrmann-Pfandt, “A Contribuicao do Buddhismo Tantrico para a paz religiosa e nao-violencia” – Alemanha; Gail Omvedt, “India Buddhista: A Civilizacao do Buddhismo na India Antiga” – EUA; Nawang Tsering, “Ladakh: Passado e Presente” – Ladakh, India; B.L. Jadhav, “Thermodinamica das doutrinas do Nibbana e Renascimento” – India; mais uma serie de trabalhos relacionados, mas nao apresentados em pessoa.
Hoje ainda teremos um programa cultural a noite e minha apresentacao serah na sessao matinal de amanha. A organizacao estah muito boa, e o livro com as apresentacoes jah estah publicado e jah foi repassado para todos os delegados presentes. Jah o da Conferencia em Nalanda no ano passado, fiquei sabendo esses dias, deverah sair publicado dentro de dois meses. Saudacoes a todos!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Anonymous disse:

    Árvore linda, enfeitada, e com Dalai Lama!
    Que bom que estão havendo reencontros no congresso…sinto-me orgulhosa em termos você como representante.
    Que, certamente muito contribuirá para o sucesso desse empreendimento.
    Um abraço
    Aparecida

  2. Anete disse:

    Que maravilha poder ouvir e ver tudo isso… por aqui estamos aprendendo, estudando e nos esforçando para praticar o Dhamma, bem de acordo com a mensagem do Dalai, muito felizes as colocações dele. Precisamos dar mais valor aos nossos estudos e a nós mesmos. |Estaremos tentando! Aquele abraço para você!!! Fotos, para variar, lindas!

  3. Anonymous disse:

    Oi Ricardo,

    Belo momento deve ter sido este do Dalai Lama dando ensinamentos na árvore Boddhi…

    Lebrei-me daquele encontro no Hotel Hyat, onde ele enfatizou o estudo, percebo uma grande preocupação com o tema.

    Boa apresentação aí para você amanhã, bravo representante do continente Sul-Americano…

    Metta,

    Fernando