Buddhismo & o Seculo 21 – p.4

A sessão da tarde do dia 5 teve como presidente da mesa o Dr. Mungekar, que também foi um dos principais organizadores do evento. Richard Gombrich, professor emérito da Oxford University e presidente da Pali Text Society, abriu o painel com o tema “Buddhismo e Não-violência na Vida Pública”, uma apresentação incisiva e entusiasmada a respeito da ética no mundo contemporâneo, e as claras injunções do Buddha a respeito do processo da não-violência com elucidativas abordagens em relação ao mundo contemporâneo. Gombrich discutiu a questão entre Buddhismo e Política, tratando de temas controversos como a pena de morte, e a forma como tratar da criminalidade de um ponto de vista buddhista.

Nirmala Deshpande, seguidora de Gandhi e ativista eminente da Índia, era para ser a próxima apresentadora, mas devido a outros compromissos ela acabou apresentando seu discurso no dia anterior. Nele, ela falou sobre “Buddha, Mahavira e Gandhi”, traçando um paralelo da doutrina de ahimsa nessas três figuras fundamentais. Os dois temas seguintes versaram sobre economia. Krishna Nath com “Por uma Abordagem sobre a Nova Ordem Econômica Internacional” e Anand Krishna com “Perspectiva Buddhista da Globalização com Especial Referência ao Consumismo”.

Dr. Panth, diretor da renomada Universidade Nalanda, foi a próximo palestrante tratando do muito atual tema: “Uma Abordagem Buddhista da Ecologia e da Crise Ambiental”. Relacionando as passagens da vida do Buddha com sua relação com o mundo natural, foi estimulante notar claramente a contribuição que o Buddhismo pode dar à reflexão ambientalista.

Por fim, a sessão foi concluída com o pronunciamento do Ven. Ashin Nyanissara, um dos monges líderes do Buddhismo birmanês. O dia terminou com um jantar de confraternização e boas conversas.

1 thought on “Buddhismo & o Seculo 21 – p.4

  1. Sinto-me reconfortada em saber que há pessoas engajadas no sentido de melhorar esse caótico mundo em que vivemos.
    Com as notícias você tráz um sopro de montanha.
    Aparecida

Os comentários estão fechados.