• Sem categoria

dois dias de noticias…

Pois eh, dois dias sem internet na cidade inteira! Os leitores das Folhas (folheiros, folhistas ou folhofilos?) jah devem estar se perguntando o que estah acontecendo por aqui. Dois dias eh muito por aqui e tanta coisa jah aconteceu e mais dezenas de fotos jah foram tiradas. Por onde comecar?

Dois dias atras teve o Muharram, festival islamico onde pessoas com facas, lancas e espadas saem pelas ruas fazendo demonstracoes. E as coisas podem se tornar meio perigosas, alguns lancam as espadas para o alto e para os lados e o publico que se vire para se desviar delas!! Lutas sao encenadas (e bem de perto!) e ouvi que em algumas cidades as pessoas saem sangrando… 🙁

E toda tarde tem palestras com Christopher Titmuss no templo thailandes. Acontece que jah fiz varios retiros com Christopher quase vinte anos atras. Fascinante ouvir as palestras depois de tanto tempo. Christopher dirige um dos centros de meditacao vipassana mais antigos da Inglaterra, o Gaia House. Entao hoje pela manha fui visitar uma escola que faz um excelente trabalho com criancas por aqui, dando educacao gratuita para as criancas dos vilarejos. Foi um projeto comecado a uns 16 anos atras por Christopher e amigos. Minha intencao era conhecer mais o projeto, conhecer a diretora e tudo mais. Qual minha surpresa quando eu cheguei lah, o Christopher (que deveria estar no retiro) estava por lah, junto com uma outra professora do retiro, a Radha da Australia, e uma equipe de cinegrafistas da Alemanha que estah fazendo um documentario sobre ele. Acho que acabei aparecendo tambem na filmagem! E depois de visitar a escola toda fui convidado pelo Christopher para almocarmos lah no templo. Boas conversas. Alias, uns meses atras um professor americano entrou em contato com ele para conseguir mais informacoes sobre algumas pessoas que haviam tido contato e ensinamentos com o grande mestre buddhista indiano Anagarika Munindra. Meu nome estava na lista, mas como nao tinha contato com o Christopher todos esses anos ele respondeu que nao sabia se eu estava vivo ou morto. Bem, no almoco foi possivel ter a prova de minha existencia. Continuando a historia, Mirka Knaster, a professora americana, acabou me achando e fazendo uma entrevista que serah incluida junto a de todos os que estudaram com Munindra-ji.

E ai tem a vinda do Dalai Lama, confirmadissima para amanha. Ele vem para abrir a Conferencia em que participarei, e inaugurar o novo mosteiro Nyingma, o Nyingma Monlam, recem construido. Mas o ponto alto de sua vinda estah ai abaixo:

O novo templo da Mahabodhi Society foi inaugurado hoje e o Dalai Lama vem para a bencao depois de amanha. E depois de amanha tambem as reliquias do Buddha e de seus dois principais discipulos serao mostradas e guardadas no Jaya Siri Mahabodhi Vihara, um momento fabuloso para todos aqui. Elas foram doadas pelo Sri Lanka, jah estao na cidade e ficarao em definitivo. Abaixo uma foto exclusiva do salao principal, que foi aberto hoje e onde amanha repousarao as reliquias.


Se amanha a internet continuar funcionando, esperem novas noticias daqui do outro lado do mundo…

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Dhanapala disse:

    Mil e uma noites eh engracado, mas ate que vc tem mesmo razao 🙂 Existe uma magia na India que eh impossivel de nao sentir, quando nos colocamos na atitude mental apropriada.

  2. Anonymous disse:

    Adorei tudo, parece até que estou lendo As Mil e Uma Noites! Que emocionante deve ser para você tão importantes reencontros.
    Achei o salão principal o céu! Lindo!
    Quanto às facas e lanças, você ficou bem longe, não é?Um abraço
    Aparecida