Falecimento do Rev. Murillo Nunes de Azevedo

É com pesar que informo o falecimento do Rev. Murillo Nunes de Azevedo, um dos pioneiros do Buddhismo no Brasil. Eis a nota escrita pelo Rev. Ricardo Mário Gonçalves:

Caríssimos Irmãos no Dharma,

Com o coração consternado, estou cumprindo o doloroso dever de vos dar ciência do Regresso à Terra Pura Ocidental do Buddha Amitabha de um dos mais ilustres pioneiros da propagação do Dharma no Brasil, o Rev. Murillo Nunes de Azevedo, Ministro do Dharma da Verdadeira Escola da Terra Pura, Ramo Honpa (Nishi Hongwanji).Conheci o Rev. Murillo em 1965, quando ele já era conhecido como o primeiro divulgador do Budismo Zen no Rio de Janeiro, por ter publicado a tradução brasileira do livro “Introdução ao Zen Budismo” de Daisetz Teitaro Suzuki. Foi ele o primeiro brasileiro a entrevistar Sua Santidade o Dalai Lama. Em 1969, colaborou com o Museu de Arte e Arqueologia da USP na montagem da primera exposição de arte budista tibetana realizada em nosso país. Fundou a Sociedade Budista do Brasil, que se tornou posteriormente a primeira organização a representar o Budismo Theravada em nossa terra. Ministrou cursos de Introdução ao Pensamento Oriental e ao Budismo na PUC – Rio e outras universidades, no rio e em Brasília.Colaborou com as Escolas Soto Zen e Shingon e posteriormente tornou-se Ministro do Dharma do Honpa Hiongwanji, tendo atuado por vários anos no Templo do Honpa em Brasília. Escreveu vários livros sobre o Dharma, dentre os quais destado “O ôlho do Furacão” e “O Paraíso é Aqui”.

3 thoughts on “Falecimento do Rev. Murillo Nunes de Azevedo

  1. Descobri esse Blog falando do falecimento do Sensei Shoshin Murillo, e, eu como um dos Herdeiros do Templo Budista de Brasília, por onde esse Monge passou e nos legou a tarefa de levar o Budismo para os ocidentais, Ele iniciou os Oficios em Português no Templo na década de 80. Sensei Murillo até a Terra Pura. Namo Amida Butsu

  2. Ele foi uma pessoa impar no que fez e não foram poucas as atividades cito abaixo elas:
    Engenheiro
    Professor de Engenharia, Relações Humanas, etc
    Pintor
    Radialista
    Diretor de Tv
    Roterista de Filmes
    Perito do Juizo
    Diretor de Empresas
    Empresario
    Monge Budista
    e a melhor de todas um excelente amigo e um grande Pai e Avô e Marido.

  3. Li A introdução ao Tantra e o Pensamento do Extremo Oriente. Vim a internet interessado em conhecer um pouco mais do autor.
    Lamento sua passagem com atraso de quase 2 anos. Mas alegro-me em saber que está bem .

Os comentários estão fechados.