Meu Melhor Amigo

A fim de marcar o 101o aniversário do nascimento de Buddhadasa Bhikkhu, que ocorre hoje, seu antigo discípulo e tradutor rememora os anos preciosos que passou com o grande mestre espiritual da Thailândia

Ajahn Buddhadasa

Em minha avaliação muito pessoal, Ajahn Buddhadasa Bhikkhu foi o mais significativo, criativo e profundo mestre buddhista thailandês dos tempos modernos….Tan Ajahn tinha uma habilidade profunda e refinada de ver todas as coisas em termos de Dharma, e isso com um irônico senso de humor. Suas perspectivas sobre o funcionamento da sociedade, a educação das crianças, arte e poesia, tradições e rituais religiosos, prática de meditação, direção de um monastério – tudo isso era fundamentado no Dharma…Ele não se importava em ler e re-ler, e a inquirir quais das tradições e interpretações se encaixavam com os tópicos e temas maiores dos ensinamento pali. Quais eram relevantes ao término de dukkha? Compartilhavam do vazio que o Buddha declarara ser parte integrante de seu ensinamento?…

Todo o artigo aqui, traduzido como uma homenagem ao aniversário de Tan Ajahn, pouco tempo após sua publicação no Bangkok Post.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Anonymous disse:

    Que texto lindo! Transbordando amor.
    Abraço, Fátima

  2. Dhanapala disse:

    É mesmo, Marcelo, tem tudo a ver.

  3. Marcelo disse:

    Olá Ricardo!

    Legal o texto do Santikaro. A parte sobre o trabalho é bem interessante, tenho pensado sobre isso, e me lembrou aquele assunto que estávamos comentando.

    Abraços,

    Marcelo
    Caxias do Sul/RS