• Sem categoria

Mahayana vs. Theravada XIV

[continua daqui]

Finalmente chegamos à conclusão do texto: “Os exemplos precedentes foram oferecidos para reforçar o postulado de que, ainda que uma ampla variedade de discordâncias exista entre os dois veículos mais proeminentes da transmissão budista, suas origens remetem a uma única e reduzida diferença de opinião – quanto a se uma mudança da guarda e resultante incremento numérico é preferível a uma conservação da tradição que possa em tese alienar novatos“.

Ou seja, o artigo termina da mesma forma que começou. O autor formou uma idéia do que sejam ambos os tipos de Buddhismo. Enunciou-a no primeiro parágrafo, afirmou-a sem mostrar qualquer dado ou informação concreta durante os parágrafos intermediários e concluiu repetindo o enunciado inicial.

Como não conseguimos aprender nada de útil sobre as tais diferenças, continuemos nosso exercício, voltando-nos agora para ver se aquilo escrito na rede Orkut conseguirá nos iluminar de uma forma um pouco melhor do que o artigo anterior a respeito das diferenças entre Theravada e Mahayana.

O artigo (mais uma mensagem de tentativa de esclarecimento do que propriamente um artigo) começa com uma defesa do Mahayana: “o mahayana nao renega o theravada… e respeita seus sutras, infelizmente nao se dá o contrario“. Em outras palavras, o Mahayana aqui aparece como o Buddhismo injustiçado, aberto ao Theravada; enquanto que este é o crápula que renega o Mahayana. Entretanto, somente um pouco de história nos faria perceber que o mahayana clássico não renega o theravada pois simplesmente não teve contato com ele! Ora, por favor, que se encontre qualquer menção, mínima que seja, do Mahayana antigo mencionando o Theravada. O Mahayana surgiu em grande parte para fazer frente a certos movimentos buddhistas na Índia, explicitamente mencionados como vaibhasikas e sautrantikas. Nunca é mencionado o Theravada e mesmo, curiosamente, o próprio Theravada também critica ambos os movimentos criticados pelo Mahayana. Igualmente, seria interessante mostrar onde no Theravada que se nega as doutrinas do mahayana mais profundo.

[continua]

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...