Thich Nhat Hanh e a decadência monástica

Thich Nhat Hanh, famoso monge vietnamita, tem uma atitude similar àquela de Ajahn Buddhadasa, o mestre que buscamos seguir bem de perto: “Eighty-one-year-old Hanh’s teaching is similar to the Most Venerable Buddhadasa Bikkhu, who went against the mainstream Buddhism of his time by directing us right to the heart of Dharma without the need for rituals cloaked by orthodox practices” (leia mais). Eu costumo dizer, meio-brincando, que seus ensinamentos são um tipo de theravada disfarçado, pois há diversas semelhanças. O Zen vietnamita, dentre todos os tipos de zen, certamente é o mais parecido com a forma Theravada.

Em meio a tantos enganos e absurdos que ocorrem tão frequentemente entre os monges da Thailândia e tantos outros países (“Thai monks are no longer role models as they are increasingly involved in worldly scandals“) e, posteriormente, transladados por pios ocidentais, é bom ver Thich Nhat Hanh e Tan Ajahn Buddhadasa se dirigindo ao público buddhista com a mesma intenção de uma volta aos princípios e ensinamentos originais do Buddha.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...