• Sem categoria

Faltando um dia

Obrigado a todos que estao comentando por aqui. Faz-nos sentir mais ‘acompanhados’… No jornal de ontem daqui saiu uma reportagem sobre uma pesquisa feita em Londres, a qual acabou de mapear o planeta em termos de felicidade. Uma das conclusoes foi a de que o fator unico mais significativo que contribui para a sensacao de felicidade das pessoas eh a quantidade e qualidade das relacoes de amizade. 🙂

Falando em amizade, ontem almocei novamente com a chefe do departamento de filosofia daqui. Ontem tambem experimentei o ‘pao bhaji’ que mencionei anteriormente. E para quem me conhece pessoalmente sabe que ainda tenho dificuldades em recusar uma proposta de pizza. Entao fui experimentar a versao de um restaurantezinho local e, surpreendentemente, ate que estava muito boa.

Hoje eh meu ultimo dia aqui no campus e logo mais serei levado para o hotel onde ficarao hospedados todos os conferencistas. A maioria chega hoje. Ficarei no mesmo quarto com outras duas pessoas. Uma eu ja sabia, meu querido amigo e professor Dr. Panth. Teremos muito o que conversar nesses dias. O outro eh Shoshu Hiraoka, diretor da biblioteca do Todaiji, o templo principal de uma das escolas mais tradicionais do Japao, a Kegon-shu.

Em alguns conferencistas tenho especial interesse, como Karunadasa, um eminente professor que tem livros interessantissimos; e Kalupahana que estah vindo do Hawai, onde eh professor emeritus da universidade de lah, para falar sobre Sri Lanka, Nagarjuna e Mahayana. Gosto muito de seus livros, apesar de nao concordar com todos seus pontos de vista, e serah otimo encontra-los todos. Nao sei se terei acesso ou mesmo tempo para usar a internet nesse proximos dias, mas se possivel, tentarei dar uma ideia do que estiver acontecendo nesses dias.

foto Dhanapala, do campus da universidade de Mumbai

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Anonymous disse:

    Boa Jornada Professor!

    É um prazer conhecer um pouco destes lugares místicos através do senhor!

    Abraços,
    Daniel

  2. silvia disse:

    🙂

    Silvia

  3. Patcouto disse:

    Boa conferência! Já estou na expectativa da apresentação da viagem para a nossa turma. As fotos então estão excelentes!

  4. Luide disse:

    Isso tudo é muito bacana!

  5. Anonymous disse:

    Ricardo,

    Desejo que aproveite este período de conferências.
    Que possa ter contatos com os amigos que aí estarão.

    Marco Antonio

  6. Anonymous disse:

    Continuamos acompanhando sua jornada. Uma ótima conferência e bom proveito. Fátima