• Sem categoria

Vesak 2008 – 2

O Vesak das Nações Unidas neste ano de 2008 será realizado pela primeira vez em Hanói, Vietnam. Segundo Thich Nhat Tu: “É um momento de grande honra para o povo e buddhistas vietnamitas organizarem esse evento sagrado de escla internacional Estamos trabalhando incessantemente para assegurar bem sucedidas celebrações”.

Em maio de 2008, o Buddhismo comemora 2252 anos de nascimento, iluminação e passamento de Buddha Sakyamuni, um evento único para difundir a mensagem do Buddha de paz, amor e harmonia para o bem-estar da humanidade.

O tema da conferência internacional a ser realizada concomitantemente às celebrações será: “A Contribuição Buddhista na Construção de uma Sociedade Justa, Democrática e Civilizada”, com subtemas de importância corrente onde o Buddhismo pode fazer a diferença: mudança climática, conflitos familiares, guerra e cura, transformação social, educação buddhista, Buddhismo Engajado e Buddhismo na era digital. O Venerável Bhikkhu Bodhi estará presente abrindo a conferência, bem como o célebre mestre Thich Nhat Hanh que organizará um retiro para 400 participantes.

O Ven. Professor Dr. Le Manh That diz que o mundo buddhista estará observando as celebrações em Hanoi: “Os buddhistas vietnamitas estão muito animados. Afinal de contas é a realização de um sonho antigoda Sangha Buddhista do Vietnam. O evento aponta para o grande papel que podemos ter na construção de uma sociedade harmoniosa. Estamos prontos para dar as boas-vindas aos delegados mundiais”.

[continua]

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...