• Sem categoria

Buddhismo no Vietnam

É dito que o Buddhismo entrou no Vietnam pelo sul, vindo do mar, bem como por meios terrestres pelo norte, por volta do primeiro século d.C. O Vietnam fazia parte da rota de missionários indianos na direção da China. Gradualmente o Buddhismo se tornou a maior religião de lá, permeando todas as facetas da vida vietnamita, incluindo seu folclore, artes e literatura. Entre os séculos V e X ele foi muito influenciado pelo Buddhismo Chinês (o país chegou a ser anexado duas vezes pelo Império Chinês). O Ch´an, a Terra Pura e o Tantra firmaram-se no Vietnam, ao mesmo tempo em que o Theravada entrava também pelo sul como influência do Império Cambojano ao lado.

O Buddhismo Ch´an (Zen) ficou conhecido no Vietnam como Buddhismo Thiền e acredita-se que foi trazido ao país em 580 d.C. pelo monge indiano Vinitaruci (Tì-ni-đa-lưu-chi), que chegou ao Vietnam depois de terminar seus estudos com Sengcan, o terceiro patriarca do zen chinês. Várias escolas foram fundadas no decorrer do tempo, como a Trúc Lâm, fundada pelo rei Trần Nhân Tông e combinando elementos confucionistas e taoístas.. No século XVII, a escola Lâm Tế foi fundada, heredeira da escola Linji (Rinzai) chinesa. Uma ramificação dessa surgiu no século seguinte com o nome de Liễu Quán, sendo desde então a escola predominante no Vietnam.

o sul do Vietnam era ocupado originariamente pelos champa (que praticavam uma mistura de elementos hindus e buddhistas mahayana) e pelos khmer (cambojanos, os quais praticavam o Theravada). A partir da década de 20 começou a surgir um crescimento no interesse no Buddhismo Theravada e em 1997 haviam 97 templos Theravada pelo país. O Buddhismo no Vietnam, assim, possui elementos do Zen, da Terra Pura (pois o Zen chinês é fortemente influenciado pelas doutrinas da Terra Pura) e Theravada. Hoje se acredita que haja 10 milhões de buddhistas no Vietnam, com 15.000 locais de culto e mais de 40.000 religiosos.

₢ foto do Buddhanet

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...