• Sem categoria

Continuando o 3. dia

A unica diferenca no programa foi o de que o prof. Sen nao pode vir. Estou aqui no salao de conferencia, onde no momento ocorre a sessao de encerrramento da conferencia. Um apanhado eh feito a respeito. Thich Nhat Hanh eh mencionado como tendo trazido uma importante energia espiritual para o evento. Ele realizou dois retiros por aqui, um para jovens, que contou com 3.500 pessoas e um para adultos com 400 participantes de 41 paises. Foi dito que um agitado hotel foi transformado num mosteiro pacifico durante o retiro.

Prof. Le Manh That, vice-presidente da Universidade Buddhista do Vietnam, dirige a sessao, agradecendo todos os participantes, juntamente com S.H. Thich Pho Tue, o supremo patriarca da Sangha Vietnamita. Ven. Mathieu Ricard eh mencionado, juntamente com o Ven. Dhammakosajarn, por suas participacoes. Um resumo, entao, eh apresentado de cada um dos paineis: 1.Guerra, conflito e cura; 2. Justica social; 3. Buddhismo engajado e desenvolvimento; 4. Cuidado com o ambiente: a resposta buddhista a mudanca climatica; 5. Problemas familiares; 6. Educacao buddhista: continuidade e progresso; 7. Buddhismo na era digital.

Em seguida, a “Declaracao de Hanoi” foi lida, reiterando o compromisso buddhista com os temas discutidos na conferencia. 90 paises participaram das comemoracoes desse Vesak, e varios diplomatas tb estao presentes nessa sessao de encerramento. Ela termna com a orquestra sinfonica com uma obra inspirada no Buddhismo.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Dhanapala disse:

    Pois eh, Lecio, felizmente vc mora bem pertinho do centro da Franca, nao? Um abraco aos amigos do Porto!

  2. Daterra disse:

    Olá Ricardo,

    fico desde já grato pela partilha!

    Eu pertenço à união budista do Porto, Portugal. Por me encontrar em Plum Village, com Thich Nhat Hanh, na altura em que cá esteve, não pude conhecê-lo!

    Fico contente por poder acompanhar “mais de perto estes acontecimentos”, pois ponderei a possibilidade estar aí também.

    Bem, por agora acompanho a sua bonita experiência.

    Abraço amigo
    Lécio

  3. Anonymous disse:

    obrigado!

    ana

    PS: as fotos estão maravilhosas, manda uma p/b….heheheh

  4. Anonymous disse:

    Ricardo,Que maravilha!!Através de seus relatos,fotos,comentários e de seu enorme coração,parece que estamos juntos com vc vivênciando este belo evento. Muito agradecido!!

    Fabiano

  5. Anonymous disse:

    Bom passeio, Ricardo.
    Até amanhâ!
    Lourdinha.