• Sem categoria

Milhares em protesto na Coréia


Mais de 200.000 buddhistas se reuniram na Coréia para protestar contra a discriminação da administração do Presidente Lee em relação aos buddhistas do país. Décadas de contínua discriminação, pressão e favorecimentos religiosos levou a população coreana passar de uma maioria buddhista para agora uma maioria cristã. O Presidente Lee Myung-bak é um pastor de igreja presbiteriana e em sua administração promoveu ainda mais a discriminação. Os buddhistas coreanos exigem uma desculpa formal do presidente por seus últimos atos ao mesmo tempo que o estabelecimento de um código de conduta para o funcionalismo público que o obrigue a uma neutralidade religiosa. Um exemplo absurdo disso é que os templos buddhistas não aparecem nos sistemas direcionais GPS dos carros! É claro que as igrejas aparecem; Correligionários de igreja de Lee foram apontados para cargos no governo (alguém conhece país semelhante??); protestadores foram chamados de ‘satânicos’. Nos anos 80, sob outra administração, templos buddhistas foram invadidos, saqueados e abades torturados (com choques elétricos, golpes, privação de sono, etc) e forçados a abandonar seus cargos. E eles prometem mais passeatas caso não sejam atendidos. Bom ver que por lá a presença acontece ao contrário da dificuldade de mobilizar os simpatizantes buddhistas do Brasil.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Dhanapala disse:

    Pois é, Ana, acho que a tal ‘dificuldade’ também inclui a falta de divulgação e comunicação. Eu também não fiquei sabendo de nada.

  2. Anonymous disse:

    eu concordo da tal “dificuldade de de mobilizar simpatizantes buddhistas do Brasil”, mas qdo as coisas não são divulgadas ( em listas, blogs ou o que seja) não tem pq reclarmar, não?

    ou esse ato foi divulgado só para um grupinho????

    confesso que a história de ” guetos” sempre me incomodam, ainda mais com o que pode advir de posturas assim..enqto não houver uma assimilação do aprendizado de união, de ” estarmos todos no mesmo barco” continuaremos a ver isso acontecer e sem poder reclamar.

    gasshô

    ana