• Sem categoria

Blém Blém … e o sino toca

Essa é uma vista desde onde estou. Do sino da torre se ouvem badaladas regulares por todo o dia. No retiro do Porto, o mesmo ocorria, lá a cada 15 minutos. Já havia me esquecido como é ter a lembrança das horas regulando o dia. Nos antigos mosteiros cristãos a oração das horas se fazia. Aqui o sino entoa brevíssimos ritmos antes de suas badaladas horárias, enquanto que a brisa fresca das nove da manhã se faz presente. O sino lembra voltarmo-nos para o centro. Parar a ação. Voltarmo-nos para a respiração e para o eixo.

Ontem, umas 25 pessoas (não preciso dizer que havia uma brasileira também, não?) das 30 inscritas estiveram presentes ouvindo sobre karma, mente e coração. É sempre gratificante ver o interesse por um tema como o Dhammapada, tema não exatamente popular, revelando por aqui um lugar para os ensinamentos primevos do Buddhismo Antigo. Aliás, todo ciclo de eventos em Lisboa foi anunciado sob o título “De Volta às Origens”, o qual achei extremamente apropriado quando ontem vi o folheto. Que mais adequado para um estudante do Dharma voltar-se para os primeiros ensinamentos do Buddha, venerandos traços de um tempo em que séculos de cultura ainda não haviam se sobreposto sobre a clara doutrina, e em que se podia ouvir, quase como que diretamente dos lábios do Buddha o que ele mesmo tinha a dizer?

Na volta às origens, seguimos as pegadas deixadas pelo Tathagata, buscamos pela mente / coração e nos reconectamos com o ar vital que nos leva para o centro dentro de nós.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...