• Sem categoria

O monge que queria ser feio

Conta-se que na época do Buddha havia um monge muito belo. Tao belo era que doaçoes fluíram profusamente por onde quer que ele fosse. Isso, se dizia, era devido aos imensos méritos que ele havia acumulado no passado. Sua beleza era tal que muitos que chegavam ao mosteiro confundiam-no com o próprio Buddha, tamanha a radiancia que dele emanava. E foi assim que ele se envergonhou de tudo isso. Como podiam se enganar e confundi-lo com o excelso Mestre? O monge, entao, fez um voto de que gostaria de ser feio. Nao, ele nao mais queria ser tao belo e ser confundido com o Buddha. E assim foi. Ele se tornou uma figura feia e gorda, mas na memória do povo ele foi imortalizado como aquele monge de virtudes imensas, capaz de cativar coraçoes e atrair a generosidade das pessoas, o belo monge que escolheu uma aparencia desagradavel para nao ser confundido com o Buddha.

E ainda hoje ele é lembrado, aparecendo nos altares dos templos e atraindo doaçoes. Na foto acima, a imagem dele que ganhei no primeiro dia ao chegar no mosteiro onde me encontro. Vai pro nosso altar no Nalanda. Na foto ao lado a que se encontra num dos altares do templo. Algumas de suas representaçoes sao bem exageradas, mas essa dai que ganhei, achei bem simpática. O que vcs acham? Nao parece bem bonachao e simpático?

No mais, é excelente estar em Bangkok e ao mesmo tempo longe da confusao e tráfego intenso do centro. Aqui está quente, e por vários dias nao choveu. Mas ontem a noite deu uma boa chuva, a qual temporariamente refrescou um pouco. As confusoes políticas porque a Thailandia passa sao localizadas e nao se espera que afetarao a conferencia. Até o momento está tudo confirmado. Amanha tem varios programas interessantes…

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Anonymous disse:

    Pois é, ele pode ter se transformado externamente, ficou um pouco gordinho e um pouco feinho, mas continuou cativando os corações. O meu pelo menos tá conquistado! Ele é muito fofo e a história dele é bela! Ele é belo!
    No Dhamma,
    Josane

  2. Dhanapala disse:

    Alias, falo o nome da universidade de olhos fechados, pois jah a conheco ha muitos anos. Ganhei medalha?

  3. Dhanapala disse:

    Oi Jorge. Nao, a estoria do Buddha Gordo estah aqui:
    http://folhasnocaminho.blogspot.com/2006/01/buddha-gordo.html

    Fernando. Acabei nao indo para o Wat Yannawa ver a palestra, pois cheguei com os fusos “alterados”. Mas por coincidencia encontrei-o hoje aqui, em outra palestra. Logo mais eu conto.

  4. Anonymous disse:

    Sim, lembra Maytrea.

    E aí Ricardo, já decorou o nome da Universidade?:)

    Aos amigos que quiserem conhecer o mosteiro onde o Ricarsdo está, segue um link interessante:

    http://thailandforvisitors.com/central/bangkok/yannawa/yanawa_gal.html

    Metta,

    Fernando

  5. então, essa é a história do “Buda” gordinho…?!!