• Sem categoria

Seminário Acadêmico – 3. dia

O Congresso termina hoje. Haverá vários eventos inclusive um curioso: uma palestra sobre a “Música da Vida: um visão biológica sistêmica de conceitos sobre o eu/não-eu“. O que será isso???

À tarde, haverá um tour de estudo dos sítios religiosos e culturais de Ayutthaya. Meus sentimentos por Ayutthaya são muito bons, mas misturados com perplexidade, pois é nela que eu estava quando o tsunami trágico caiu sobre todo o sul/sudeste asiática em 2004. Eu havia participado do World Buddhist Summit na Birmânia (Myanmar) e estava ‘fazendo hora’ por alguns dias em Ayutthaya até o vôo de retorno. Um dia antes do tsunami, que ocorreu em 26 de dezembro, eu escrevi isso no blog:

Ainda em Ayutthaya – 25 de dezembro de 2004

Caros amigos do Nalanda, ainda estou em Ayutthaya, aproveitando os ultimos dias de Thailandia. Ayutthaya eh uma bela cidadezinha ao norte, antiga capital do reino, com um parque historico cheio de stupas e mosteiros antigos. Eh maravilhoso andar por entre as ruinas e bem cedo pela manha e ao entardecer eh tempo ideal para meditar num antigo templo que ainda guarda pedacos de estatuas antigas do Buddha. Esta eh a segunda vez que visito Ayutthaya, mas agora pude passar mais tempo. Amanha a noite volto para Munich onde passarei alguns dias. Entre outras coisas estarei dando uma palestra na Uniao Buddhista Alema. Outro projeto eh fazer uma traducao ‘relampago’ de um texto sobre karma do alemao para o portugues em tres maos. Obrigado pelo carinho de todos que estao escrevendo. A internet eh maravilhosa nesse sentido. Quando morei na Thailandia no final dos anos 80, esperava meses para receber uma carta. Hoje, posso me comunicar com amigos todos os dias. Espero que todos tenham festejado um bom natal com familiares e amigos. Por aqui, hoje eh Uposatha, lua cheia por entre a silhueta de antigos templos. Espero mostrar as fotos para voces. Em março devemos estar fazendo uma apresentacao de fotos no grupo de Sao Paulo. Belo Horizonte, provavelmente ainda no final de janeiro. Feliz Uposatha a todos!

Mal sabia eu o que ocorreria no dia seguinte. Mas agora é outra situação. Na época, está foi uma das fotos que tirei, e que acabei não mostrando.

Ayutthaya ao anoitecer

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Dhanapala disse:

    Sem conexao nos ultimos dias, mas segue agora um pouco mais!

  2. Anonymous disse:

    E aí professor? Sua apresentação qdo foi? Ontem? Como foi? Abs. Fátima