• Sem categoria

Continuando nossa visita..

Pátchima:

Agora iremos ver o que há dentro das muralhas de Angkor Thom.


Angkor Thom foi construida em 1181. Entramos pelo Portão dos Mortos. Quando o rei entrava por este portão era mais ou menos como o anúncio de sua derrota em alguma campanha realizada fora.


Todos os portões de Angkor Thom são muito bonitos. São estruturas grandes e em sua parte superior estão dispostas, nas direcões cardeais, a face de Brahma, representando as quatro moradas divinas (meta, karuna, mudita, upeka). Visitamos também o Portão da Vitória. O lugar onde está Angkor Thom é muito bonito, a paisagem é de árvores enormes, frondosas, super agradável de passear, caminhar. Quando menos se espera surgem as ruinas dos templos em meio a todo aquele verde.


E assim caminhando chegamos a Vihar Prampilveng. Nestas ruinas nos deparamos com uma imensa estátua do Buddha encontrada pelos franceses em 1935 na torre central do templo Bayon e que foi posteriormente foi colocada neste lugar. Mais um tanto e chegamos ao Terraço dos Elefantes que segundo a Alann era o local onde o rei recepcionava as pessoas. Construçao muito bonita com grandes de elefantes esculpidos em relevo nas paredes.

Já ao lado está o terraço do Rei Leproso que era usado como tribunal. Em suas paredes estão esculpidas imagens de Yama, seus ajudantes e concubinas. Segundo Alann as imagens representam Yama esperando por aqueles que não agem corretamente. Belissimas imagens esculpidas parede acima e abaixo.


Ainda visitamos Tap Pranam, com seu imenso Buddha sentado; Preah Palilay e Primean Akos.


Bayon é o templo construído no seculo 12 e que impressiona pela quantidade de faces de Brahma esculpidas em suas inúmeras torres. Centenas e centenas de faces por todo canto e por todas as paredes estao esculpidas apsaras (dançarinas celestiais).


Tudo o que a gente tem visto é fascinante. Todos estes templos com esta arte maravilhosa, contando em suas paredes esculpidas, em sua arquitetura, em suas cores, formas e tamanhos, a narrativa de um tempo.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Josane disse:

    Gostei bastante desses dois ultimos posts, adoro história, templos e museus.As fotos ficaram ótimas e servem de referencia pra novos grupos de viagem escolherem aonde ir e o que conhecer.
    O mundo aqui pelo ocidente não foi fácil nesse ultimo mês. Enchentes destruidoras no Rio e Sao Paulo, terremoto horrivelmente devastador no Haiti. De maneira que, sinto-me contente de saber que os amigos vivenciaram a experiencia de feliz viagem. Aos que estão sofrendo por conta das intempéries da natureza dedico os nossos méritos e que possam eles verem suas vidas recuperadas, transformadas e melhoradas para o benefício de todos os seres!

    Abraço da Maya!