• Sem categoria

Conclave Buddhista em Nalanda – 1

Um resumo do programa para hoje:

• ‘Andando nos passos do Buddha’, caminhada meditativa com canticos e em silencio ao redor do Xuanzang Memorial Museum
• Canticos e acendimento de lampadas
• Falam entre outros o ministro e o secretario do turismo, ministro-chefe do estado, etc
• abertura de exposicao, reuniao da imprensa
• painel de apresentacoes incluindo temas ‘contribuicao do Buddhismo para a cultura mundial’, contribuicao de Nalanda para o Buddhismo no Brasil’ ‘conceito de libertacao universal no Buddhismo’, impacto do Buddhismo na cultura viva de Magadh’, etc…
• ballet “Siddhartha” com artistas de Assam e Andra Pradesh, dancas de Bihar, jantar com o ministro do turismo da India.
Serei o segundo a apresentar. Disseram-se que o governador do estado por algum motivo me citou tres vezes em seus discursos publicos nos ultimos dias. Porque nao tenho vaga ideia…
Horas depois…
Eis a apresentacao aqui:


O tema foi a Influencia da Antiga Nalanda no Buddhismo no Brasil. A receptividade foi boa. Descobri que o Nalanda no Brasil apareceu citado na brochura oficial do evento aqui. Quem quiser saber mais sobre o artigo e apresentacao, pode ler na quarta-feira o jornal semanal coreano beopbo.com que tera algo por la. Em coreano… Mas quem nao souber coreano, nao se preocupe, eh possivel que saia alguma coisa sobre essa apresentacao tambem num jornal de Mumbai. Basta saber hindi ou maharashtra… 😉

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. disse:

    Gente que coisa hein, agora quero ver ter tempo pra vir pra Dourados!!!!
    Parabéns!
    bj

  2. Dhanapala disse:

    Great to see you here, Shalini!!! I’ll be traveling soon, but when I arrive we’ll be linking our site to your great blog!

  3. Shalini disse:

    Hi! Ricardo,
    Good to see synopsis of the last two days on your blog…

  4. Anonymous disse:

    Chique hein?? Blazer e tudo mais… faltou só a gravata.

    Abraço,

    Fernando

  5. sabbe sankhara anicca
    Será o Sasaki sem cavanhaqui?

  6. Alfredo disse:

    Boa palestra. Realmente enaltecer o theravada e apoiar todas as iniciativas saudaveis de dhamma é sua marca característica e a marca de Nalanda como centro livre de estudos do dhamma

    abçs

  7. Pois olha só, se é falta de vaga idéia, eu de cá de longe de onde estou e quase sempre fico posso oferecer a minha:
    Talvez seja por que os ventos levam para todo canto que és dos mais sérios, empenhados e coerentes divulgador do Buddhadhamma antigo em terras brasileiras. Inclusive irás dizer-me que deveria ter começado Buddhadhamma com minúscula!