• Sem categoria

A borboleta azul

O carnaval passamos num centro de retiros, em meio a mata e montanhas. Havia uma borboleta azul, grande, linda por lá, esvoaçando entre folhas verdes e meditantes. Ontem uma amiga que esteve no retiro viu o filme “Alice no país das maravilhas” e eis que havia uma borboleta azul no final da película. E hoje enviou a todos os que participaram: “Foi óptimo estar outra vez convosco … através da borboleta!

Imagens e sons nos trazem recordações. O mundo revisitado nos espelhos da vida. Cada coisa holograficamete revelando todo o mundo. Imagens e sons também nos revelam o mundo que temos dentro de nós. É tão fácil se conhecer, ou melhor, tão fácil conhecer o estado mental usual em que repousamos…ou agitamos. Quando diante de imagens, sons, aromas e sabores, o que notamos, o que pensamos? Investimos nossos próprios significados (ou a falta deles) no mundo que vemos; sentimos sua beleza ou o percebemos como desesperador e hostil. Não é preciso viajar para conhecer nenhum mundo. Basta ver as borboletas azuis. Alguns as matam com uma agulha no centro; outros as deixam voar, trazendo recordações e reflexos belos da vida.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. tagskie disse:

    hi.. just dropping by here… have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com/

  2. Anonymous disse:

    Uma “técnica” que uso quando percebo que o meu estado mental como desesperador e hostil, faço um esforço para me lembrar dos momentos em que me apercebo exactamente do contrário, isto é, que o planeta azul que habitamos, visto do espaço, é um dos mais bonitos do sistema solar, e que o mesmo planeta tem paisagens maravilhosas, e seres maravilhosos como a borboleta azul, entre muitos outros!
    Quem mata as borboletas azuis, deve sofrer muito, porque ainda não se apercebeu de tamanha beleza!

    fátima

  3. Alfredo disse:

    Tb gostei, aliás, o que há a mais além da borboleta ?

  4. Vítor disse:

    As borboletas são disfarces do bodhisattva.