• Sem categoria

Retiro de Páscoa

A Páscoa é um dos mais importantes feriados no mundo ocidental. Três eventos muito significativos estão associados a ela. A Páscoa está relacionada à passagem do inverno para a primavera no hemisfério norte; marca a libertação do povo de Israel de seu cativeiro no Egito; marca a ressurreição de Jesus Cristo após sua crucificação. A Páscoa, assim, carrega em si os significados de passagem, libertação e renovação, três termos extremamente importantes em qualquer caminho espiritual.

Nesta Páscoa de 2010, entre 1 e 4 de abril, nos reuniremos em Curitiba para meditar e refletir sobre a Renovação dentro de nós, e sobre como a milenar tradição contemplativa do oriente percebe o processo de aprisionamento e libertação. Como ela pode nos ajudar a compreender os laços que nos prendem e que medidas efetivas podemos tomar? Nos três dias de retiro abordaremos três estratégias (uma a cada dia) combinando ‘compreensão’ e ‘ação’ derivadas dessa tradição contemplativa e passíveis de serem utilizadas por qualquer pessoa interessada em renovar e passar para uma nova fase, seja em que ponto que esteja em seu processo de desenvolvimento. Três técnicas ancestrais e ao mesmo tempo profundamente atuais em seu poder de transformação.

Apego e Liberdade

Na sequência ao retiro haverá um minicurso (dias 5 e 6) chamado “Apego e Liberdade”. Nas duas noites de que se compõe veremos como o apego é um processo mental que tenta enganosamente criar sensações que não estamos conseguindo vivenciar de uma outra forma. Ele se basea num engano sobre como lidar com a realidade e ao invés de termos uma vida mais feliz criamos um turbilhão por não percebermos o que realmente está ocorrendo. Compreender esses enganos e perceber o que realmente precisamos é o caminho para a liberdade em relação aos apegos e viver uma vida mais plena.

Vipassana e Yoga

E para aqueles que quiserem continuar a intensidade da prática ainda no sul do país ou quiserem participar unicamente do retiro seguinte, entre 7 e 11 de abril teremos nosso anual retiro “Vipassana e Yoga” de 4 dias em Garopaba/SC sob os auspícios da Montanha Encantada. Esse retiro serve como introdução à prática da Observação Vigilante, o elemento essencial de todas as tradições contemplativas do mundo, e nele abordaremos várias formas de desenvolver o Olhar Contemplativo da realidade exterior e interior como forma de Compreensão e Transformação de nosso viver no mundo.

http://nalanda.org.br/agenda/abril-2010

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...