Brasil-Índia via África

Amanhã começa mais uma dessas viagens que a gente não imaginava fazer se fosse pensar na idéia anos atrás. 17 pessoas para os braços da mãe Índia, via África do Sul, todos amigos ligados pelo Dhamma. Será um mês de viagens por belos lugares, visões e auscultações de novas sensações, um penetrar de descoberta do mundo inigualável da Índia e do mundo dentro de nós mesmos.

Uma das grandes coisas que aprendi desde minhas primeiras viagens: Viagem no exterior ou viagem longa é como um “retiro”. É uma excelente oportunidade para exercitarmos compaixão, centramento, equilíbrio, silêncio, companheirismo. Aprender a desfrutar dos dias, descobrir a felicidade, abraçar a dor, olhar para alegria e sentir no fundo a compaixão. Uma viagem não é só agitação, falação e bagunça. É também calma, concentração, compartilhamento, generosidade. Descobrir-se numa cultura diferente, perceber as suas limitações e as nossas. Como num retiro, diante das dificuldades a melhor coisa é aprender a relaxar, exercer compaixão, cultivar paciência e tolerância. Viagem não é diferente!

Com o amor sentimos mais perto a pulsação da vida em nós e ao nosso redor. Pelo cultivo da paz nos abrimos para a capacidade de sorrir para a vida, e na chuva nos sentimos agradecidos pelas flores que virão. Assim é dito numa das mais belas músicas dos nossos modernos trovadores: “É preciso amor para poder pulsar, é preciso paz para poder sorrir, e é preciso chuva para florir”. Devagar, sem pressa, seguimos para mais uma viagem dentro da viagem da vida. E sempre que tivermos algum tempo, vamos publicar umas fotos e palavras por aqui! Apareçam!

9 thoughts on “Brasil-Índia via África

  1. Boa viagem a todos!
    Que possam acumular méritos.
    Estarei aqui, feliz por poder os estar acompanhando.
    Um grande abraço,
    da Rita.

  2. Como sei que nada sei, e que coincidências por vezes não o são; passei o dia pensando, cantando e vivendo o “ando devagar porque já tive pressa…”

    Que a viagem seja longa e que o retorno seja breve.

    _/_

    Rosana.

  3. Desejo uma excelente viagem aos amigos e estarei daqui acompanhando.

    Mudita,

    Fernando

Os comentários estão fechados.