• Sem categoria

Maropeng

Maropeng – 24.12.2010

Relato da Pátchima:

Descansados, saímos em direção a Maropeng, local conhecido como Berço da Humanidade onde estão localizadas as cavernas que representam cerca da metade das descobertas mundiais de fósseis de hominídeos. É uma das principais áreas com sítios arqueológicos do planeta e abriga alguns dos fósseis mais famosos. O local ainda abriga um museu que exibe vários fósseis (réplicas e verdadeiros) encontrados na região com salas interativas mostrando a evolução da Terra e do homem. Este lugar está a uns 40 km de Joburg.

No caminho uma parada num grande shopping para telefonar, acessar internet, trocar dinheiro, almoçar e comprar alguma coisa necessária e outras nem tanto. Shopping é shopping em qualquer lugar do mundo. A mesma correria, especialmente hoje, véspera de Natal. Fazem idéia de como estava aquilo, não?

Em Maropeng o grupo dividiu-se em dois. Um foi visitar o Museu, enorme, e o outro foi para as cavernas. Fiquei no grupo das cavernas. Simplesmente fantástico! Elas têm 20 milhões de anos. As cavernas ficam distantes do local onde está o museu uns 15 minutos de carro. A estrutura do lugar excelente. Escadas, corrimão, luz e um guia super simpático e animado. Como toda caverna, o lugar leva a gente a um universo de expectativas.

grupo das cavernas!
O ambiente de silêncio, temperatura permanente de 18 graus, corredores estreitos, úmidos, por vezes baixos, exigindo joelhos e costas em dia. Algumas rochas evocam o imaginário, fazendo com que algumas formações sejam associadas a imagens religiosas e também ao mundo animal.

dentro da caverna

Em alguns pontos a luminosidade que vinha do exterior, por pequenas frestas, formava belos efeitos dentro da caverna. O visual lá dentro é deslumbrante, com pedras de milhões de anos. A saída da caverna exige um “pequeno” esforço físico com a subida de uns 200 degraus, mas recompensado pela beleza da natureza, tanto da caverna quanto da paisagem externa.

deslumbrante!


Ainda deu tempo de rapidamente visitarmos o pequeno museu à entrada da caverna onde estão expostos fósseis ali encontrados e histórico da evolução do homem. Tudo bem organizado e agradável de ver e acompanhar.

tá provocando!

a evolução

as coisas aconteceram assim


Como é véspera de Natal teremos um jantar novamente servido pelas meninas da pousada. O cardápio será churrasco ao estilo sul africano, acompanhado de saladas maravilhosas como as que experimentamos na noite passada.

ceia de Natal!

Amanhã estaremos no Parque dos Leões vivendo a aventura de conviver com animais e dormir em cabanas. Boas festas a todos.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Fatima Amaral disse:

    Inesquecivel!

  2. Dhanapala disse:

    Jorge, idéia da evolução das espécies foi do filho. Excelente a foto não? 😉

  3. Josuí disse:

    Oi! Amei a caverna! Ja vi q esta usando os ensinamentos da profa Elisa. E os da profa Josui tem sido postos em pratica? bjoooooooo
    Josuí

  4. Anonymous disse:

    Estimo também a continuação de uma ótima viagem! Que inveja! 🙂

  5. Anonymous disse:

    Estimo a esse grupo Nalanda um excelente ano 2011!
    Abraços e beijinhos da outra Fátima (PT)

  6. Georgia disse:

    Tudo de bom!!!1

  7. Anonymous disse:

    hahahahaha…adorei a evolução!!!
    Boa viagem a todos!
    Lourdinha.

  8. Alfredo disse:

    Belo início de viagem, a foto do macaco provocando a Fatima, das cavernas e da evolução budica, estão todas ótimas rsrs, boa viagem a todos

  9. Anonymous disse:

    Então encontraram os nossos avós?Estou a adorar!
    Boa viagem!
    Beijinhos!
    Fátima pt

  10. Sensacional! Só isso! Sensacional!
    A evolução das espécies é impagável! De quem foi a idéia?
    hahahahahahahahahahahahahaha!