• Sem categoria

Chegando em Bodhgaya

Chegando em Bodhgaya
(31.12.2010)

Relato da Pátchima:

Ainda pela manhã em Rajgir fizemos duas visitas. Saímos 08h30, e passamos nas Termas Públicas da cidade. Vocês não fazem idéia do que é estar andando naquele lugar!!! Fica bem no centro da cidade e parece que toda a cidade vai lá tomar banho e lavar roupa. A entrada já é cena de filme hollywoodiano.

nas Termas

Muuuuuuita gente, muita barraquinha, muito comércio, muito carro, caminhão, bicicleta, cabrito, vaca, buzina (claro), muitas cores, muita comida, muito tudo.

muitas cores!

Se a gente fica meio abobado com as muitas facetas, muitos personagens exóticos que aparecem à nossa frente, do lado deles é a mesma coisa, pois não param de olhar para nós. Um parênteses. As mulheres que fizeram mais sucesso, quase como se fossem estrelas, foram Hannah, Mylena, Catarina e Georgia. Se elas começassem a cobrar pelas fotos que o pessoal pedia pra tirar com elas, suas viagens estariam pagas!!!!!!!!

parando o trabalho para ver…


As termas fervem de gente. É dividida em duas partes: uma para o banho dos homens e outra para as mulheres. Diz-se que as águas têm propriedades medicinais. Então vem gente de todo lugar para cá. As termas estão na parte de baixo da montanha.

vista de cima

E aí veio a segunda visita. O que tem lá no alto??? E ponha alto nisso! Sobe-se por uma escadaria que parece não ter fim. Pois lá no alto está a caverna onde foi realizado o 1º Concílio !!!!

escadaria sem fim…

E lá fomos nós. Que visão privilegiada lá de cima. Na entrada da caverna o Prof. Ricardo falou um pouco para todos sobre o que aconteceu por lá e em seguida sentamos em meditação. Foi outra experiência muito emocionante: estar onde 500 arahants estiveram reunidos recitando os ensinamentos do Buddha.

Saptaparni
agora descendo

Após o almoço saímos de Rajgir e fomos para Bodhgaya. A viagem de ônibus foi pura emoção. Já contei aqui como são as estradas e do que são capazes os motoristas por aqui. Sabe lá como chegamos sãos e salvos. Bodhgaya neste último dia do ano está entupida de gente. Buddhistas de todos os lugares do mundo. É tanta gente que dá a impressão de que a cidade tem apenas uma rua e é por ali que tudo acontece. Demos uma pequena volta e voltamos para jantar e comemorar a chegada de 2011.

jantar de fim de ano em Bodhgaya


Os amigos aqui desejam uma ótima passagem de ano para todos aí no Brasil. Amanhã estaremos diante do Mahabodhi!

Cf. Também o relato da Rosana sobre esse dia

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...