• Sem categoria

Dia em Udaipur

Dia em Udaipur
(14.01.2011)
Relato da Pátchima:
Manhã de sol. Aqui em Udaipur mais do que em outras cidades foi o lugar em que mais vi vacas vagando pela cidade! Passeando, descansando, dormindo, comendo, cagando à vontade. É estranho pra mim. Parece que ninguém toma conta ou todo mundo toma conta delas! Em algumas esquinas sempre tem uma forragem verde que as vacas vão comendo.

Numa caminhada hoje bem cedo vi cenas surreais. Vacas deitadas tranquilamente no meio da rua, um trânsito já frenético, todos desviando a vaca, coisa impensável na cidade onde moro. Ou então a cena de duas vacas deitadas à porta de uma loja e o proprietário esperando as vacas levantarem! Não me pareceu que ele estivesse pensando em importuná-las para sair. Estava esperando a sua vez. Essas imagens e costumes ficam girando e procurando lugar na minha mente ocidental. Melhor que não encontrem.

Saímos para conhecer o Palácio da Cidade que fica as margens do lago Pichola. Este lago é quase todo artificial e tem 4km por 3km. Como Udaipur está numa região montanhosa, os muitos lagos da cidade compõem belas imagens com as montanhas ao redor. O marajá Udai Singh II fundou a cidade em 1559. A Fundação que mantém o palácio oferece várias atrações aos visitantes. Escolhemos visitar o Palácio Museu e o passeio de barco durante 01 hora pelo Lago Pichola.

Dentro do Palácio os usos e costumes dos soberanos, a arquitetura, a arte decorativa, a coleção de armas, os jardins internos e muuuita gente. É muito interessante. Os indianos fazem turismo interno adoidado. Famílias, grupos de escolares, em todos os lugares. O passeio de barco proporcionou ótimo momento contemplativo.

Voltamos para o hotel para organizar nossa bagagem que seguirá de caminhão até Aurangabad, nosso próximo destino. Vamos de avião até Mumbai e lá estará nos aguardando um ônibus que nos levará ao encontro das malas e às cavernas de Ajanta e Ellora.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...