• Sem categoria

Notícias de Bhante Uttaranyana

cerimônia no BBV

A visita do Ven. Dr. Uttaranyana (um dos mentores espirituais da Comunidade Nalanda Brasil) a Myanmar no começo desse ano foi muito auspiciosa. Um de seus objetivos lá foi de conseguir a aprovação e suporte para o estabelecimento de uma Academia Buddhista no Birmingham Buddhist Vihara (BBV), o templo fundado por Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw e do qual Bhante Uttaranyana é atualmente o abade. A decisão ficou a cargo da International Theravada Buddhist Missionary University (ITBMU), a qual decidiu por unanimidade estabelecer um ramo da ITBMU no templo de Birmingham. 

Isso representa uma grande conquista para a Inglaterra e para a Europa e é também uma realização do sonho dourado do Ven. Dr. Rewata Dharma, o qual sempre desejou fortalecer os estudos buddhistas no país que o acolheu. Bhante Rewata Dhamma Sayadaw foi o primeiro monge theravada birmanês a se estabelecer no Reino Unido.
A Academia Buddhista irá desenvolver vários cursos: Diploma, MA, retiros longos e curtos de meditação (tanto na teoria quanto na prática), cursos de acompanhamento hospitalar, etc.
estabelecendo a fundação da stupa
Bhante também foi capaz de atender ao aniversário da escola Thamangon no vilarejo de nosso grande professor Ven. Dr. Rewata Dhamma, distribuindo várias bolsas de estudo sustentadas pela Dra. Mar Mar Lwin, Karunabodhi, Pamela e pelo ‘memorial fund’ Dr. Rewata Dhamma. Bhante visitou em seguida seu próprio vilarejo natal, Goegone, Kyonpyaw, Irrawaddy division, a fim de completar a construção da Vicitra Ramsi pagoda (stupa).
Bhante visitou também várias cidades históricas como: Mandalay, Sagaing and Maymyo e prestou respeito aos seus grandes professores e apoiadores próximos. Um grupo do Nalanda irá para várias cidades de Myanmar no final deste ano!
Bhante ficou muito feliz em também contribuir com a educação dos jovens, distribuindo 7000 conjuntos de livros “Buddhism (Key State I &II)” publicados pela Buddhist Education Foundation, UK junto com o DVD, “The Life of the Buddha”.

               
Mais boas notícias

Bhante Uttaranyana, além disso, foi agraciado com o título acadêmico ‘Agga Mahapandita’ que significa ‘Grande Erudito’ no dia 4 de janeiro, certamente um ápice de reconhecimento de seus conhecimentos das escrituras.
Na próxima semana ele estará conosco por todo o mês de junho, visitando quatro cidades onde o Centro Nalanda está presente: Aracaju, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. Dará cursos, palestras e retiros, encontrando com antigos amigos e alunos, e esperando conhecer mais brasileiros interessados no Dhamma. Esta será sua quarta visita ao Brasil.
E com ele estará trazendo algo especial: uma réplica do dente de Sakyamuni Buddha, a qual permaneceu por um mês ao lado do original no Sri Lanka. Localizado em Kandy, no Sri Lanka, o Templo do Dente, é um dos lugares considerados mais sagrados no mundo buddhista por abrigar essa relíquia. Pela primeira vez os buddhistas brasileiros vão poder ver como ele é! Ele estará presente em todas as nossas atividades nas quatro cidades.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Anonymous disse:

    Quantas boas notícias!!!!! Bons ventos tragam o Bhante!! Já estamos esperando. Fátima