• Sem categoria

uma passagem pelo Sul

Terminando mais uma etapa da maratona de viagens nos últimos meses. Desde final de agosto pudemos visitar Curitiba, Brasília, Aracaju, Londrina, Apucarana, São Paulo, Chapecó, Camaquã e Porto Alegre, além, é claro, de passar por Belo Horizonte. Tivemos oportunidade de encontrar novos e antigos praticantes, sentar com eles, visitar lugares, conversar sobre o Dhamma e a vida contemplativa, e foi maravilhoso ver a animação e dedicação de todos os organizadores, cuja ajuda foi inestimável para que tudo isso acontecesse. Ver a dedicação das equipes de apoio, voluntários, dayakas, em todas estas cidades é altamente inspirador e nos faz dedicar ainda mais para o benefício de todos os seres trazendo uma versão atualizada, pé no chão e relevante dos ensinamentos originais do Buddha em língua portuguesa. Esta inspiração foi ainda potencializada pelo encontro com praticantes de várias outras sanghas nestas cidades, incluindo professores em outras linhagens buddhistas. A todos estes nosso agradecimento pelo acolhida e boas conversas!

Abaixo alguns depoimentos de nosso evento recente em Porto Alegre / Camaquã:

A experiência foi muito rica, interessante e valiosa para alguém como eu que vem buscando um crescimento pessoal e espiritual… Obrigado a todos pela oportunidade e por partilhar estes bons momentos.

Um fato que tem me marcado nestes anos é o gosto pela liberdade e uma procura dentro de mim mesmo pela verdade…a experiência que tive aqui vem de encontro a tudo isso. Por tudo que vivenciei aqui, sou muito grato.

Inicialmente foi muito difícil, de compreender, posicionar o corpo, respirar, pensar…(mas olhei para este lugar lindo silencioso e agradeci por estar aqui…a palestra da noite foi a peça que faltava. Tive a sensação de não ter mais dor no corpo e cada palavra foi entrando, entrando e de novo agradeci.

Foi um retiro de um bom processo – realmente já tentei fazer outros grupos de meditação, mas não consegui – este realmente foi bem direcionado, foi colocado de uma maneira bem clara e objetiva, me tirou muitas dúvidas.

Começo difícil, quase desisti. Mas depois das palestras da noite me restabeleci, e senti que as dores do corpo eram as dores da alma. Agradeço por este tempo que estive aqui. Volto para casa diferente, mais forte e com vontade de continuar.

Foi meu primeiro retiro para meditação e respiração e adorei muito. Gostei de saber e entender todos os 16 passos necessários… Entendi o longo caminho de concentração e descoberta que tenho pela frente, rumo à libertação.

O tema dos controles foi como um soco no estômago, e eu agradeço imensamente por teres me dado gentilmente esse soco, pois tive que sair da zona de conforto, na qual o controle é considerado algo bom, virtude de pessoas batalhadoras, que sabem o que querem, para enxergar o controle como ele realmente é e como ele aprisiona em mais ilusões.

Nestes dias recebi as instruções para sair do caos em direção ao cosmos. Já tinha feito um retiro com o professor em BH…conclui o retiro com uma verdadeira sensação de libertação de tudo aquilo que tentei agarrar e controlar.

Poderia passar horas escrevendo sobre esses dias, pois foi um cair de16 fichas. Passei a ter um maior entendimento sobre quais os benefícios da meditação, como temos vários estados mentais e o poder de observá-los. Isso é maravilhoso!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...