• Sem categoria

Vesak na Thailândia – ainda no dia 2

Mas o segundo dia da 1a. conferência ainda não tinha terminado. No final da tarde, recebi um envelope branco com o meu nome. Um seleto grupo de 45 líderes havia sido especialmente convidado para participar de uma reunião com o ministro (que já foi monge por alguns anos) responsável pelo escritório do Primeiro Ministro da Thailândia. Alguns dos presentes nessa reunião foram o Supremo Patriarca do Camboja H.H. Samdech Tep Vong, venerável Dhammakosajarn que é o reitor da Universidade, venerável Dhammaratana da União Buddhista da França, venerável Chao Chu de Los Angeles, Venerável Pannavaro do site Buddhanet, venerável Nandisena do Centro Mexicano, dr. Panth da Universidade Nalanda da Índia, Damien Keow do Journal of Buddhist Ethics, Donald Swearer, venerável Dhammasami de Oxford, entre vários outros.

líderes e acadêmicos buddhistas de várias partes do mundo

Ficamos muito felizes de sermos escolhidos para fazer parte desse grupo seleto de líderes buddhistas presentes na conferência do Dia de Vesak das Nações Unidas na Thailândia, ocasião em que o sítio de Buddhamonthon foi escolhido para ser o centro mundial de Buddhismo pelas Nações Unidas. A reunião ocorreu na sala de conferências do diretor da Universidade Mahachulalonkorn Vidyalaya.

a diretoria

Foi lembrada à audiência da importância da mensagem buddhista na forma da Declaração Mundial Buddhista que surgiu como resultado do Buddhist Leaders Summit de 2003. Um dos objetivos principais foi o de criar esse centro mundial de Buddhismo que terá o Thailândia como centro com o apoio do governo thailândes. Que tipo de centro queremos ter e quais as atividades queremos desenvolver aqui foram temas discutidos extensamente, e os diversos líderes de vários países deram muitas sugestões para a viabilidade desse projeto. Cheguei a dar algumas sugestões ligadas à arquitetura, livros internacionais, workshops temáticos de cada tradição com fundações doutrinais e práticas.

Ven. Dhammakosajarn, o ministro Boomsongpaisan e um presente especial

Venerável Dhammakosajarn falou muito sobre o conceito de network de comunicações. Tal centro não pertencerá a nenhum templo específico, sem vieses, servindo como um centro cultural. Esta é uma data auspiciosa pois oficialmente se comemora em 2012 os 2600 da iluminação do Buddha. A reunião terminou com bênçãos do Supremo Patriarca do Camboja e cada um de nós recebendo diretamente das mãos do ministro H.E. Niwatthamrong Boomsongpaisan uma bela estátua do Buddha de Esmeralda.

Esta vai lá para nosso Centro de Retiros Nalandarama. Venham nos visitar para conhecê-la!

Uma réplica do Buddha de Esmeralda do Palácio Real

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...