• Sem categoria

O Fogo não prosperará

Uma das bases de nossa linhagem no Theravada é o cultivo da constante atenção ao nosso corpo, sensações mentais, estados mentais e a verdade por trás deles. Isso é algo totalmente negligenciado pelas pessoas de hoje, cuja atenção está focada para fora, no mundo, nas estimulações vindas de fora. Mas aqui queremos estar conscientes de nós mesmos e, estando conscientes, adquirimos aquele tipo de controle surgido da sabedoria e não da vontade. Veremos que a mente nos leva para cá e para lá, para julgamentos de bom e mau, mas realmente tudo está na mente, surgiu na mente. Meu professor, venerável Rewata Dhamma Sayadaw, dizia: “Se alguém faz algo e temos raiva dele é porque temos raiva também dentro de nós. Isso é como um incêndio. Se o fogo vem nessa direção, mas aqui não há nada para ser queimado, o incêndio para aqui”. Essa comparação com o fogo é brilhante. Se não temos impurezas dentro de nós somos como o solo infértil que nenhuma semente maléfica pode vingar. Ou como um chão de concreto. O fogo não prosperará.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Penso que ‘isto é algo negligenciado pelas pessoas de sempre’! mas uma vez que o mundo gira pela negligência, a nossa história é a de criar alimentos cada vez mais saborosos e nutritivos para a negligência. É fogo…

  2. Victor Hugo disse:

    Belo ensinamento!

  3. Anonymous disse:

    / obrigado. Fá