• Sem categoria

in memoriam: Jacob Perl

Mestre Zen Wu Bong

Com tristeza recebemos a notícia de que Jacob Perl, Mestre Zen Wu Bong, faleceu no último dia 17 de abril, aos 62 anos, vítima de um ataque cardíaco. Wu Bong foi Professor Chefe da Kwan Um School of Zen na Europa, tendo recebido inka e transmissão do Dharma do Mestre Zen Seung Sahn em 1993. Ele foi um dos primeiros alunos americanos de Seung Sahn, tendo estudado previamente com Shunryu Suzuki e Tarthang Tulku.

Nascido na Polônia, ele começou a ensinar na Europa em 1984 e desde 2010 dividia seu tempo entre a prática monástica e a direção do centro europeu. Ele ajudou Seung Sahn a fundar o primeiro Kwan Um Zen Center da Polônia, e fazia viagens frequentes de ensino para os EUA, vários países da Europa (foi o fundador do Paris Zen Center) e África (em visita a Heila Poep Sa Nim e professor de Dharma Rodney Downey, que os amigos do Nalanda conhecem bem por suas visitas ao Brasil). Ele era faixa preta 4o. dan em Shim Gum Do (espada coreana) e graduado pela Brown University de Providence, Rhode Island.

vidas atrás

Jacob foi o primeiro professor Zen que me acolheu em solo americano (26 anos atrás!). Sorriso alegre, sério na prática e sempre disposto a ajudar. Eu fazia muitas perguntas nas entrevistas! Muito do que eu relato em meu livro Céu Azul Verde Mar vem junto com memórias dos tempos passados no Providence Zen Center onde ele residia na época. Ele é um dos mencionados na dedicatória do livro. Todas as sextas-feiras à noite havia um intervalo no forte treinamento diário que começava todos os dias às 4h30 da manhã com 108 prostrações, cânticos e meditação. Era um período para relaxar com os amigos de treinamento, comer pizza na cidade, brincar um pouco. Ao mestre Wu Bong, minhas reverências profundas, lembranças dos bons momentos e Namu Amita Bul.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...