• Sem categoria

Bondade amorosa nos relacionamentos

A amorosidade ou bondade amorosa pode ser usada tanto para curar as feridas criadas na vida diária, quanto no fazer amizade com o que é desagradável. Confiram as palavras de Godwin Samararatne: “Sempre enfatizo bastante a meditação da bondade amorosa. Também tento usar a meditação da bondade amorosa de diferentes maneiras. Uma é usar essa meditação para curar as feridas que são criadas na vida diária onde se está fadado a ter dificuldades nos relacionamentos. O que é importante é descobrir um instrumento para saná-las. Então a meditação da bondade amorosa, nesse ponto, pode ser algo muito, muito útil.

Outro aspecto da meditação da bondade amorosa é no aprender a fazer amigos com o que quer que aconteça, especialmente se for desagradável. Essa perspectiva pode ser usada no relacionar-se com pessoas de quem você não goste e em relacionar-se com emoções das quais você não goste. Quando aquela emoção surge, apenas faça um esforço para fazer amizade com ela, dar as boas-vindas a ela. Haverá uma diferença. Quando se pratica a meditação da bondade amorosa os relacionamentos são fadados a melhorar. Comunicar-se pela bondade amorosa com os outros é um belo modo de relacionar-se consigo e de relacionar-se com os outros“.

Nosso agradecimento ao Jorge F. por atender ao convite para traduzir este trecho.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...