• Sem categoria

Não se surpreenda

Surpresa surpresa!

Aqui vai mais uma dica de Godwin Samararatne sobre como lidar com os erros nossos e dos outros. Se acontecerem, não se surpreenda e pense assim:

Às vezes digo que se você cometer um erro você deveria se lembrar: “Não se surpreenda, você ainda não está iluminado”’. E quando você vê alguém cometer um erro: “Não se surpreenda, eles ainda não estão iluminados”. Essa é uma maneira muito simples e direta de aceitarmos a nós mesmos, nossa humanidade, nossa imperfeição e aceitarmos a imperfeição e humanidade dos outros.

Normalmente reagimos porque somos surpreendidos. Mais uma vez é humano que nos surpreendamos, porque todos temos um modelo e expectativas sobre como as coisas deveriam ser. Quando acontece alguma coisa que vai contra esse modelo e contra nossas expectativas, ficamos surpresos e reagimos a isso. É muito humano ter ideias e modelos, mas pelo menos quando você está reagindo, você pode refletir sobre isso. Pergunte-se que modelo é esse, qual é a expectativa que estava tendo.

Porém, não havendo a ideia, não haverá reação. Porque se você tem este ideal da não-reação, então, quando reage, você está reagindo a isso. Quando reagir, faça amizade com isso e tente refletir sobre isso de uma maneira muito gentil e amigável, caso contrário você estará atribuindo a si mesmo pontos negativos. Isto é a coisa mais importante. Todos nós cometemos erros. Quando cometer erros, tente fazer um esforço para não se dar um ponto negativo. Apesar de não se dar um ponto negativo, isso não significa que você apenas permite tais coisas acontecerem; você não se entrega a elas”.


Nosso agradecimento a Marílis T. por atender ao convite para traduzi-lo.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...