• Sem categoria

Sem perturbar os outros, Onde quer que você esteja

Cuide de si, cuide dos outros

Sem perturbar os outros: Outro importante aspecto da conscientização é que ela conduz a um jeito ético e moral de viver que é muito importante para a prática. Então, se você tem conscientização, de que modo haverá mudanças em seu comportamento? Pequenas coisas, coisas sutis, como abrir e fechar a porta, você aprende a fazê-los, com a atenção, de modo a não perturbar os outros ao seu redor. Você vê como sua atenção naturalmente ocasiona uma mudança em suas ações.

Quando estamos preparando a refeição ou tentando arranjar a mesa, aqui, novamente tentaremos fazê-lo sem perturbar outras pessoas. Isto é muito importante na meditação: aprender a desenvolver um senso de cuidado e sensibilidade pelas pessoas em seu entorno. Seres humanos estão se tornando mais e mais insensíveis a esse respeito. Querem fazer suas próprias coisas, independente das consequências que podem ter para os outros.

Onde quer que você esteja: Durante o dia, podemos experimentar muitas das chamadas emoções negativas, mas podemos fazer um esforço para perceber quando os monstros não estão presentes? Onde você estiver, no escritório ou em casa, e em tudo o que você estiver fazendo, apenas leve sua mente de volta e se lembre dos momentos em que os monstros vieram, e as vezes em que eles não vieram. Muito em breve você vai perceber que você vive muito mais tempo sem os monstros, e isso pode lhe dar inspiração, fé e confiança na medicina do Buddha. Você vai se surpreender ao perceber quão boa pessoa você é.

Palavras do prof. dharma Godwin Samararatne, tradução de Carlos F. & Stevan F.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...