• Sem categoria

Respiração & Trabalho

Respiração & Trabalho

O trabalho geralmente é um período e local que causa muita tensão para as pessoas. Quando não sabemos lidar com essas condições o resultado é sofrimento, que acaba sendo espalhado também para os familiares. Nesta tradução da Marílis podemos encontrar uma dica do prof. de dharma Godwin Samararatne a esse respeito:

O trabalho pode ser visto como uma oportunidade para se desenvolver qualidades espirituais, como paciência, carinho e compaixão pelos outros. Eu poderia elaborar uma longa lista de qualidades espirituais relacionadas ao trabalho. Por isso, é possível ver o trabalho que você faz como algo que você pode usar como uma prática para ajudar a si mesmo e a outras pessoas. Em suas atividades diárias, você pode usar sua amiga, a respiração, para experimentar a realidade do momento presente, mesmo que apenas por alguns minutos. Você pode fazer essa conexão durante todo o dia, especialmente quando há um acúmulo de trabalho, tensão e stress. Apenas uma pausa por alguns minutos. Você pode fazê-lo sentado em sua cadeira. Você não precisa nem fechar os olhos, as pessoas não precisam saber que você está meditando. Pensando em sua amiga, a respiração, você pode se voltar para a realidade do momento presente e acabar com o acúmulo de tensão que vinha acontecendo até então“.
O prof. Godwin é um dos autores presentes no novo livro de Edições Nalanda: Joias Raras do ensinamento buddhista

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...