• Sem categoria

Estejam numa boa, mas não sejam frios

Estejam numa boa, mas não sejam frios
Ter essa qualidade de equanimidade – estar numa boa, mas não ser frio – é extremamente importante quando ajudarmos os outros. Às vezes, ao ajudar os outros, criamos sofrimento para nós mesmos, porque estamos reagindo ao invés de responder. Quando reagimos ao ajudar os outros, ficamos emocionalmente excitados e agitados. Responder é tentar fazer algo mantendo uma mente clara. É importante aprender para responder e não reagir em qualquer situação. Mas, como vocês ainda são humanos, é possível que vocês reajam em vez de responderem. Nesse caso, vocês podem refletir: “Por que estou reagindo?” É possível aprender com essa experiência de reagir e espero que, de preferência, lembrem-se de não reagir, mas de responder da próxima vez.


Normalmente reagimos porque somos surpreendidos. Mais uma vez, é humano que nos surpreendamos porque todos nós temos um modelo e expectativas sobre como as coisas deveriam ser. Quando acontece alguma coisa que vai contra esse modelo e nossas expectativas, nos surpreendemos e reagimos. É muito humano ter ideias e modelos, entretanto, quando está reagindo, você pode pelo menos refletir sobre isso. Pergunte-se o que é este modelo, o que é esta expectativa que você tem.

Mas não tenham a ideia: “Não vou reagir”. Porque se tiverem este ideal de não reagir, então quando reagirem estarão a reagir a isso. Quando reagirem, estejam bem com isso e tentem refletir sobre o assunto de um modo gentil e amigável, senão estarão a dar pontos negativos para vocês mesmos. Isso é que é importante. Todos nós cometemos erros. Quando errarmos, tentemos fazer um esforço para não nos darmos pontos negativos a nós mesmos. Mas notem que não nos darmos um ponto negativo não significa que apenas deixaremos tais coisas acontecerem; não devemos ser condescendentes com elas“.

Esse é o ensinamento desta semana do prof. de dharma Godwin Samararatne, traduzido pela equipe de tradução do Centro Buddhista Nalanda.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...