• Sem categoria

Trabalhando com o estresse I

Estresse é criado quando damos realidade desnecessária
ao nosso modo habitual e obsessivo de pensar

Um ensinamento do prof. de dharma Godwin Samararatne, traduzido pela equipe de tradução do Centro Buddhista Nalanda:

Vamos ver como a meditação pode nos ajudar a trabalhar com o estresse. Algo a considerar é que o estresse, por vezes, surge por causa do pensamento, eu poderia cometer um erro: ‘O que os outros pensam de mim?’ Portanto, nesse caso, o que acontece é que, inicialmente, um pensamento vem e é apenas um pensamento, mas, em seguida, damos realidade a esse pensamento e nos tornamos vítimas do pensamento. Você vê a importância da consciência na vida diária? Assim, quando um pensamento como esse vem, se você tem consciência você pode analisar a si mesmo e perceber que é apenas um pensamento e não é a realidade. Estresse é criado quando damos realidade desnecessária ao nosso modo habitual e obsessivo de pensar. Esta é uma forma de trabalhar com o nosso estresse.

Outro modo, quando o estresse está presente, é se perguntar o que na verdade acontece conosco? Existe uma sensação em especial que vocês sentem que podem trabalhar no que é chamado estresse? Ou, como eu disse, isso está sempre relacionado com um pensamento? Então, vocês podem realmente explorar isso, investigar isso, e descobrir por vocês mesmos o que é isso que chamamos estresse e o que realmente acontece conosco quando o experienciamos. Um exercício muito interessante é estar com as sensações, estar com qualquer sensação que está acontecendo no corpo e na mente, sem a palavra estresse; tirem a palavra estresse e apenas estejam com a experiência real, com o que está acontecendo a vocês. Então eu gostaria que fizessem experimentos com algumas dessas ferramentas, algumas das sugestões que estou oferecendo, e descubram por si mesmos quais delas os ajudam“.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...