A prática do Dhamma é assim

Se você está lendo isto, então já sabe, o endereço do Folhas no Caminho mudou. Se você aprecia o que é publicado neste blog ao longo dos anos (publicamos o Folhas desde 2005!), modifique aí o endereço em seus favoritos e blogs: https://folhasnocaminho.nalanda.org.br

Já era uma mudança (anicca, anicca) há muito planejada, basicamente devido às dificuldades e falta de recursos da plataforma do blogger e o interesse em unificar melhor nossas atividades. Espero que gostem (deixem um comentário!) e devido a isso também teremos atualizações mais frequentes neste blog. Então, estejam conectados!

Hoje é dia de reunião no Centro Nalanda, que iremos também transmitir ao vivo (quem tiver interesse clique no link para saber como participar). A aula de hoje dará continuidade a ensinamentos que tenho editado do Ven. Rewata Dhamma Sayadaw. O tema de hoje será os cinco obstáculos (nivaranas) na meditação.

Semana passada foi o recomeço de nossos GEO (Grupos de Estudos Online), uma iniciativa pioneira de organizar grupos de estudos buddhistas utilizando a tecnologia de comunicação em áudio e vídeo via internet. Nosso primeiro GEO ocorreu em 2012 e serviu de estímulo para que outros grupos buddhistas também iniciassem reuniões virtuais. Ficamos muito contentes com isso.

O GEO atual tem como tema “Diretrizes para o Estudo dos Suttas” consistindo do estudo em grupo de um conjunto de suttas seletos do Cânone Pāli, com os comentários do Ven. Bhikkhu Bodhi, numa série de comentários que são inéditos (não encontráveis via internet, nem em inglês). Como a turma de quinta à noite foi preenchida no mesmo dia, iniciamos uma 2a turma no sábado pela manhã. Foram ótimas as reuniões em ambos os dias e agora nesta semana tomaremos o Ariyapariyesana Sutta como nosso objeto de estudo e conversas.

Meu artigo desta semana no site Sobre Budismo se chama “O que fazer com o que temos”. Ele trata de um dos significados da palavra “dhamma” e o assunto é “responsabilidade”. Eis aqui um excerto:

A palavra mais conhecida no Buddhismo é Dhamma ou, em sua forma sânscrita, Dharma. Mesmo quem acaba de chegar no Buddhismo logo aprende o que ela significa e, segundo o entendimento geral, fica logo claro que Dhamma tem um duplo sentido, o de ser o conjunto dos ensinamentos do Buddha e, por extensão...” Você pode ler o artigo inteiro aqui. Visite e comente!

Uma boa notícia desta semana é a publicação pela Editora Phi da obra “O Nada absoluto e a superação do niilismo: Os fundamentos filosóficos da Escola de Kyoto”. O livro foi organizado por Antonio Florentino Neto e Oswaldo Giacoia Jr. Se eu conseguir algum jeito de botar minhas mãos no livro ou alguém quiser ser gentil e doar o livro para nossa biblioteca farei uma resenha por aqui. A Escola de Kyoto foi um importante movimento de intelectuais que colocou o Japão no cenário filosófico contemporâneo.

Ajahn Chah

Ajahn Chah

Mais um trecho ficou pronto de uma longa palestra de Ajahn Chah que o Grupo de Tradução do Nalanda está traduzindo. Ele explica muito bem o que é o Dhamma:

A prática do Dhamma é assim. Não é que o Dhamma esteja muito longe, ele está aqui conosco. O Dhamma não é sobre anjos nas alturas ou coisas do tipo. É simplesmente sobre a gente, sobre o que estamos fazendo agora. Observe a si próprio. Às vezes há felicidade, outras sofrimento, às vezes conforto, outras dor, às vezes amor, às vezes ódio… isso é Dhamma. Você vê isso? Você deve conhecer esse Dhamma, você precisa ler suas experiências“. Ajahn Chah

É isso aí. Comentem sobre o que acharam do novo layout, compartilhem e atualizem o novo endereço. Até a próxima publicação!

[contact-form][contact-field label=’Inscreva-se em nosso boletim para receber notícias por email sobre novos textos selecionados%26#x002c; eventos%26#x002c; cursos online e lançamentos de livros. Enviamos no máximo 1 email por semana.’ type=’email’ required=’1’/][/contact-form]

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. jorge disse:

    eu não me importo muito com layout ou aparência. o que me vale é o que está escrito, o texto, as ideias, a informação. sendo assim, passo por aqui como sempre passei por lá.
    mais unificado? beleza! sigamos…

  2. Daniel disse:

    Obrigado por compartilhar o Dhamma. Muito do meu universo se abriu através desse blog. Sucesso na nova página!