• Sem categoria

A bênção dos suttas

94 suttas em 94 dias serão recitados e transmitidos como uma oferta do Dhamma Vijaya Buddhist Monastery, um dos centros buddhistas que eu frequentava quando morava em Los Angeles nos meados dos anos 80. Eis uma oportunidade rara de ver e ouvir os cânticos tradicionais recitados por theras de um dos mais antigos mosteiros buddhistas dos EUA.

Os suttas recitados serão todos do Majjhima Nikāya, que é a segunda coleção de discursos do Buddha presentes no Sutta Piṭaka do Cânone Pāli. Ela consiste de 152 suttas, divididos em três partes chamadas de Conjuntos de Cinquenta (paṇṇāsa). Nas palavras do Bhikkhu Bodhi: “Se o Majjhima Nikāya tivesse que ser caracterizado por uma única frase que o distinguisse dos outros livros do Cânone Pāli, isso poderia ser feito descrevendo-o como a coleção que combina a mais rica variedade de situações contextuais com o conjunto mais profundo e compreensível de ensinamentos. Da mesma maneira que o Dīgha Nikāya, o Majjhima está repleto de drama e narrativa, ao mesmo tempo que desprovido de muito da tendência de seu predecessor de embelezamento imaginativo e profusão de lendas“.

Desfrutem dos cânticos dos theras do Dhamma Vijaya pelos próximos 94 dias!

 

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...