Bodhisuttas

De maneira semelhante à Bíblia, os suttas do cânone buddhista foram transmitidos por variadas correntes de transmissão. Um exemplo disso talvez possa ser visto no relato da noite seguinte em que o Buddha atinge o Despertar. Tal relato aparece em três instâncias:

  • Mahāvagga do Vinaya Piṭaka
  • Paṭhamabodhi Sutta do Udāna (Khuddaka Nikāya)
  • Mahāpadana Sutta (Dīgha Nikāya)

Como se sabe esse é o momento de compreensão da Originação Dependente. Existe uma diferença, entretanto, entre a versão que existe no Mahāvagga, que é a versão mais antiga, e a versão que aparece no Paṭhamabodhi Sutta do Udāna. Na Índia antiga, costumava-se dividir a noite em três vigílias, e cada um dos três Bodhi Suttas se refere aos acontecimentos de cada uma das três vigílias. O Paṭhama é o primeiro Bodhi Sutta de um total de três. No Mahāvagga é contado que nas três vigílias o Buddha refletiu sobre a Originação Dependente na ordem direta (anuloma, que é a ordem de como se produz o sofrimento) e na ordem inversa (patiloma, que é a ordem de cessação do sofrimento). Na versão do Udāna, entretanto, existe uma pequena diferença. Ali é falado que na primeira vigília ele reflete sobre a Originação Dependente na ordem direta. Na segunda vigília na ordem inversa. Na terceira vigília, na ordem direta e na ordem inversa.

Essa diferença não passou desapercebida pelos comentadores posteriores, que tentaram explicá-la como se os dois suttas estivessem se referindo a duas ocasiões diferentes. Mas talvez não seja preciso tanto malabarismo para justificar a diferença e poderíamos ver essa divergência como devida simplesmente a duas correntes diferentes de transmissão que chegaram até aquela época.

Seja como for, a tradição declara que o Buddha refletiu de maneira metódica sobre a Originação Dependente, tanto em termos das condições que causam o sofrimento, quanto das que possibilitam sua cessação.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki