Coronavírus: Uma Mensagem Especial de Sua Santidade o Dalai Lama

Meus queridos irmãos e irmãs,

Escrevo estas palavras em resposta a pedidos repetidos de muitas pessoas ao redor do mundo. Hoje, estamos passando por um momento excepcionalmente difícil devido ao surto da pandemia de coronavírus.

Outros problemas a humanidade tem enfrentado, como as mudanças climáticas extremas. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar a minha admiração e gratidão aos governos de todo o mundo, incluindo o Governo da Índia, pelos passos que estão a dar para enfrentar estes desafios.

A antiga tradição indiana descreve a criação, a manutenção e a destruição dos mundos ao longo do tempo. Dentre as causas dessa destruição estão o conflito armado e a doença, que parece estar de acordo com o que estamos vivendo hoje. No entanto, apesar dos enormes desafios que enfrentamos, os seres vivos, incluindo os humanos, mostraram uma notável capacidade de sobreviver.

Não importa o quão difícil seja a situação, devemos empregar a ciência e a engenhosidade humana com determinação e coragem para superar os problemas com os quais nos confrontamos. Diante de ameaças à nossa saúde e bem-estar, é natural sentir ansiedade e medo. No entanto, eu me consolo no seguinte conselho sábio para examinar os problemas que temos diante de nós: “Se há algo a ser feito, faça isso, sem necessidade de se preocupar; se não houver nada a ser feito, preocupar-se ainda mais com isso não ajudará”.

Todos estão fazendo o seu melhor para conter a propagação do coronavírus. Aplaudo os esforços conjuntos das nações para limitar a ameaça. Aprecio, em particular, a iniciativa que a Índia tomou com outros países da SAARC no sentido de criar um fundo de emergência e uma plataforma electrônica para o intercâmbio de informações, conhecimentos e especialidades para combater a propagação do Covid-19. Isso servirá de modelo para lidar com tais crises também no futuro.

Entendo que, como resultado dos bloqueios necessários em todo o mundo, muitas pessoas estão enfrentando enormes dificuldades devido à perda de meios de subsistência. Para aqueles que não têm renda estável, a vida é uma luta diária pela sobrevivência. Apelo sinceramente a todos os interessados para que façam todo o possível para cuidar dos membros vulneráveis das nossas comunidades.

Ofereço especial gratidão à equipe médica — médicos, enfermeiros e outras pessoas de apoio — que estão trabalhando na linha de frente para salvar vidas sob grande risco pessoal. Seu serviço é, de fato, compaixão em ação.

Com sentimentos sinceros de preocupação pelos meus irmãos e irmãs de todo o mundo que estão a passar por estes tempos difíceis, rezo por um fim próximo desta pandemia, para que paz e felicidade possam ser restauradas em breve.

Com minhas orações,

Dalai Lama

Do site: https://www.dalailama.com/news/2020/a-special-message-from-his-holiness-the-dalai-lama, trad. Ricardo Sasaki

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Ângela Vêscovi disse:

    À equipe do Nalanda, em especial à Ricardo Sasaki, muito obrigada por traduzir e publicar está mensagem de S.Sa.Dalai Lama,

    Em metta,

    Angela