Ação e Omissão

O tema da violência nos traz a uma reflexão importante sobre a doutrina do kamma no buddhismo. Ao contrário do que muitos pensam, mesmo buddhistas informados, o kamma (skr.karma) não tem a ver apenas com nossas ações,mas também com nossas omissões. Esse cuidado, ou falta dele, em lidar com os pobres, negros e velhos por parte das administrações políticas, além de revelar as sérias questões raciais presentes em vários países, aponta para um caso de kamma intencional, sim, tão grave quanto a agressiva política de invasão e destruição no Afeganistão, Síria, Iraque e outros, onde soldados não pensam duas vezes antes de atirarem em mulheres e crianças que possam ser “potencialmente” perigos para eles.

Possuir recursos torna-se aqui uma faca de dois gumes. Possui-los nos abre possibilidades de fazer o bem, gerando mais kusalakamma, além de beneficiar os seres ao nosso redor. Entretanto, possui-los e não usá-los, ou usá-los inapropriadamente, é pior do que se não os tivéssemos em primeiro lugar. A revolta e indignação com que o mundo contempla as tragédias das guerras provêm em grande parte daí: países com tantos recursos como os EUA desperdiçam seus recursos, de um lado em ações cujas intenções são mais que suspeitas, como nas intervenções no Oriente Médio, e se omitem em usá-los quando se trata de salvar vidas consideradas, quem sabe, ‘dispensáveis’.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Anonymous disse:

    Cada vez mais me impressionam os paralelos que podemos estabelecer entre diferentes doutrinas. A impressão que tenho é de que quem caminha para a luz, independente do método, fala a mesma linguagem. Ao ler este texto,não pude deixar de lembrar recomendações espíritas sobre a responsabilidade da prática da caridade (compreendida em sua mais ampla significação).