• Sem categoria

Viagem chegando ao fim…

Patchima:

Às 04h da madrugada começamos a ouvir o sino. E era domingo!!! 30 minutos de sino !!! 04h30 recitação e meditação no que mencionei ser o lugar onde Buddhadasa ensinava. 06h20 tomamos um onibus com universitários que estavam visitando o mosteiro. Pegamos carona e fomos conhecer a parte internacional. É nesta área que agora acontecem os retiros de 10 dias.

Visitamos os dormitórios. Aliás, muitos. Acomodam mais de 200 pessoas. Professor lembrou da época em que ajudou a construir os primeiros dormitórios desta área.

O companheiro Mateus bem notou que não há imagens do Buddha pelas instalações do mosteiro. Um lugar aberto às muitas formas de pensar.

Caminhamos pela floresta durante um bom tempo. Apreciamos as piscinas naturais de água quente, os kutis espalhados pela floresta, dormitórios , salas de meditação em meio as árvores e ainda fomos perseguidos por centenas de patos!!!!

Na volta deste passeio fomos até o Teatro Espiritual. Aqui teatro espiritual tem uma conotação diferente. É bem mais uma sala de exposição de ensinamentos através de quadros inspirados na arte chinesa, zen, thai, hindu. Muito bonito. As idéias de paz e convivência harmoniosa estão presentes em grande parte das obras. E de alguma maneira isso se espalha por todo o espaço do monastério. Apreciamos também uma pintura gigante na parede sobre a originação dependente.

Em Suan Mokkh para onde a gente olhe há sempre alguma coisa lembrando aspectos do dhamma. No pouco tempo que permanecemos a sensação é de que o lugar está impregnado com a idéia imperativa do voltar-se para o essencial. Dificil explicar. Havia leveza e profundidade.
Acredito que foi uma experiência bastante importante e inesquecível para todos do grupo.

Pois que nossa viagem vai chegando ao fim. Agora é nos prepararmos para a volta de muitas horas de vôo. Seguimos de trem até Bangkok. E de lá voamos para o Brasil. A viagem foi excelente !!!! Exercitamos amizade e solidariedade nas venturas, aventuras e desventuras ao longo da jornada. Aos amigos do Folhas o grupo agradece a companhia, o carinho e o incentivo.
Ao professor guia nossa gratidão.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Anonymous disse:

    Obrigada mesmo, suas palavras relataram exatamente a emoção da viagem….saudadessssssss
    beijos
    Ge

  2. daniel disse:

    Obrigado à Patchima por compartilhar conosco e de certa forma nos envolver nesta viagem. 🙂