• Sem categoria

Paz e Tolerância

Em A Paz é Possível, Anna Brown mostra um pouco da trajetória de Maha Ghosananda em seu papel pela paz no Camboja. As caminhadas pela paz (Dhammayietra) por entre campos minados e zonas de conflito são gestos poderosos de consciência, que mostram também para nós a necessidade de ações corajosas em nossas vidas, se quisermos modificar aquilo que percebemos necessário de modificação. Parte dessas mudanças está em nosso próprio modo de pensar, pacificando nosso modo de agir, falar e concoctar pensamentos. Não é algo fácil modificar padrões antigos estabelecidos. A meditação é algo que pode colaborar nisso, à medida que compreende um duplo desenvolvimento de compreensão e pacificação. Na almofada e fora dela é preciso cultivar também a tolerância com as diferenças, tão bem mostrada por Maha Ghosananda. Coincidentemente as entradas desta semana em No Que Os Buddhistas Acreditam também falam disso:

Nesse mesmo século vemos que as crianças da terra que desenvolveram todas essas invenções como prova última do progresso, foram as mesmas pessoas que assassinaram milhões de outras com suas baionetas, balas e bombas. Em meio a todo esse grande ‘progresso’, onde está o espírito de tolerância? Onde está o amor do qual muitas religiões falam?

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...