• Sem categoria

Buddhistas e Cristãos Servindo a Humanidade

Este é o título da mensagem do Concílio Pontifical para o Diálogo Interreligioso, órgão do Vaticano, dirigido aos buddhistas com relação à comemoração do Vesak. O Vesak, que marca o nascimento, iluminação e parinibbana do Buddha nos países Theravada, ocorre em maio, e aqui no Brasil será comemorado nos diversos centros (mesmo de escolas não-Theravada) em datas variadas. No Centro Nalanda será comemorado nos dias 27 e 28 de maio, o que marcará mais outras três datas importantes para o Nalanda: o aniversário de 17 anos de fundação (sim, o Nalanda já está adolescente e quase adulto), o aniversário de dois anos de falecimento de Rewata Dhamma Sayadaw e o centenário de nascimento de Tan Ajahn Buddhadasa (que será comemorado por todo o mundo).

Faço aqui uma tradução da mensagem:

“Através de nosso diálogo chegamos a apreciar a importância que vocês, buddhistas, dão ao amor pelos caros seres humanos, o qual é expresso no conceito de metta, um amor sem nenhum desejo de possuir, mas somente de ajudar ao outro. Ele é entendido como um amor que está disposto a sacrificar o interesse próprio para o benefício da humanidade”.

“Assim, metta, de acordo com os ensinamentos buddhistas, não é confinado ao pensamento benevolente, mas se estende ao desempenho de ações de caridade, ao serviço dirigido a cada um e a todos. É, certamente, uma benevolência universal. Nem se deve esquecer-se daquela outra virtude, karuna, por meio da qual é mostrada a compaixão por todos os seres vivos”.

“Neste mundo onde a palavra ‘amor’ é tão freqüentemente usada e mal-empregada, não seria útil que buddhistas e cristãos redescobrissem seu significado original de acordo com suas tradições respectivas e compartilhassem de sua compreensão uns com os outros? Este seria um incentivo para que os seguidores de ambas as tradições trabalhassem juntos a fim de construir relações baseadas no amor e na verdade, promovessem o respeito mútuo, incentivassem o diálogo e colaborassem ainda mais no serviço daqueles que estão necessitados”.

tag: , , , , ,

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...