• Sem categoria

Mente Sadia é Mente Curiosa

Pariyatti é o estudo teórico, doutrinal dos ensinamentos do Buddha. Mas não é só isso que pariyatti envolve. Pariyatti tem a ver com o esforço de compreender. O esforço de querer conhecer é algo bastante importante em nossa tradição. Esse é o desenvolvimento da curiosidade. A curiosidade é um tipo de qualidade existente na mente de pessoas saudáveis. Se o tédio bate muito frequentemente, isso é um sintoma de que a sua mente precisa de algum tratamento especial para sair do tédio. Esta curiosidade natural de querer compreender é muito importante. E é isso que leva ao estudo.

O estudo pode ser empreendido de várias formas. Antigamente, quando a maior parte de todos os conhecimentos era transmitida por via oral, esse estudo consistia em ouvir aulas, palestras, discutir e conversar com aqueles companheiros que seguiam o mesmo caminho; e, depois, com o advento da tradição escrita, envolveu também o estudo de textos. Debates e conversas que acontecem por meio do contato com outras pessoas burilam nosso entendimento. Temos uma forma de ver a vida e o mundo que, em parte, é baseada em nossas experiências no passado. Quando estamos diante de outras pessoas que têm outras experiências, outras perspectivas, isso pode nos enriquecer bastante. É preciso estar atento a isso, pois, muitas vezes, ficamos tão imersos em nosso próprio modo de ver, que passamos a acreditar que é a única forma, e decidimos que é preciso defender nossos pontos de vista e valorizar toda a experiência que adquirimos no decorrer dos anos à custa da de outros. Não podemos escutar os outros apenas com a perspectiva de que ‘o que o outro está falando está errado e eu é que penso corretamente’. É importante abrir a possibilidade de um diálogo mais sadio onde você compartilha de sua perspectiva, mas também está aberto à perspectiva do outro. Assim é que esse estudo envolve estudar, escutar, conversar.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...