A importância da concentração

“Para obter concentração, necessita-se fazer sacrifícios. Precisamos enfrentar vários níveis de esforço para treinar e praticar até obter o grau de concentração apropriado às nossas habilidades. Finalmente, obteremos muito melhores resultados em nosso trabalho do que pode obter o homem comum, simplesmente porque temos melhores ferramentas à nossa disposição. Então, ponham seu interesse nesse tema da concentração e não a tomem como algo tolo e fora de moda. Isso é, definitivamente, algo da maior importância, algo que vale a pena usar sempre, especialmente nos dias atuais, quando o mundo parece estar girando muito rápido a ponto de estar explodindo em chamas. Há muito mais necessidade de concentração hoje que no tempo do Buddha. Não tenham a idéia de que é algo apenas para pessoas nos templos ou para pessoas excêntricas”.

do capítulo V de ‘A Causa do Sofrimento na perspectiva buddhista’, de Ajahn Buddhadasa. Belo Horizonte: Edições Nalanda, 1998.

foto por j / f / photos

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.

One Comment

  1. Ta na moda ouvir dizer que a concentração é essencial. Quem a busca de verdade, parece que só a usamos qdo precisamos dela. Pq isso ? Acho que é pq não praticamos direito

Comments are closed.