A Maior Tragédia

A maior tragédia da história recente de Myanmar (Birmânia). Já são 22.000 mortos, 41.000 desaparecidos e estimado 1 milhão de desabrigados devido à passagem do ciclone Nargis. Para a informação dos membros do Nalanda, conversei há pouco com o templo em Birmingham e nenhum dos monges de lá parece ter família nas regiões afetadas. Cinco regiões de Myanmar estão em situação de desastre, cidades inteiras foram destruídas. Só na cidade de Bogolay estima-se que 10.000 morreram e 95% das casas desapareceram. Não há eletricidade, água e telefone. Os que mais ajudam a população são os monges buddhistas, enquanto que o exército da junta militar permanece passivo.

Além das vidas, houve grande perda da produção de arroz, que se contava para ajudar as populações famintas do Sri Lanka e Bangladesh, na grande crise alimentícia que assola o mundo e preocupa a ONU.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.

One Comment

Comments are closed.