Uncategorized

Amor e Lobos

Excelentes os três dias de retiro em Itabira. Uma turma bastante vibrante e interessada em aprender cada vez mais sobre meditação na teoria e na prática. Essa foi a quarta vez que estivemos em Itabira, que fica a 2 horas de Belo Horizonte e é sempre um prazer ver o grupo estável e cada vez mais compromissado com o caminho de paz e amizade apontado pela meditação. Tivemos também a oportunidade de apresentar os dois novos livros de Edições Nalanda. Dessa vez no retiro focamos nos ensinamentos do Buddha sobre os Estados Celestiais, aqueles estados mentais que quando cultivados plenamente torna nossa vida semelhante à vida dos ‘devas celestiais’.

Como o desenvolvimento dos Estados Celestiais é a antítese da vida egocêntrica, vale a indicação da mais recente reflexão de Tam Hao Vam, A Hora do Lobo.

“Existe um predador no interior de todos nós. Ele não existe para predar outras pessoas, mas para caçar a nós mesmos, devorando nosso discernimento, afastando a sabedoria. Foi criado a partir de nossos hábitos e padrões de comportamento insalubres, de nossas vaidades e egoísmos, e se alimenta de nossa energia mental, emocional e espiritual. Como todo predador, ele não age aleatoriamente e sem estratégia; fica à espreita e somente nos domina quando estimulado pelas circunstâncias, emoções e pensamentos que excitem sua ira”.

E obrigado pelas visitas de Zamir e Heitor!

Compartilhe com seus amigosShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Comments are closed.